“Imagina a festa”: Comercial da Brahma e a paródia criadora de novo sentido

Autores

  • Camila de Araújo Beraldo Ludovice Universidade de Franca
  • Layd Glauce Fontanezi Nogueira Universidade de Franca

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.142188

Palavras-chave:

Dialogismo, Paródia, Publicidade, Redes e mídias sociais

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os discursos e as relações dialógicas da paródia e do anúncio publicitário da Brahma, que fez referência à Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A dinâmica que organiza a sociedade só pode ser compreendida com um olhar atento em direção às articulações entre publicidade, mídia e consumo, uma vez que está constantemente impregnado o conteúdo da vida urbana. Assim, inspirada no comercial de TV, a paródia, que teve grande sucesso entre os internautas que acessam as redes e mídias sociais, consegue apresentar um novo ponto de vista sobre o mesmo tema. Dessa maneira, procura-se discutir a importância desses dois recursos para a constituição dos sentidos, já que o dialogismo permite a inserção de outras ideologias existentes e com a paródia é possível inferir que se ganha um sentido diferente do original, mas o conteúdo parodiado sempre é valorizado e perpetuado.

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Biografia do Autor

Camila de Araújo Beraldo Ludovice, Universidade de Franca

Possui graduação em Letras-Habilitação em Português e Inglês pela Universidade de Franca, é Mestre em Linguística e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela FCLAR - Unesp (Araraquara). Atualmente é professora permanente do Programa de Pós Graduação em Linguística (Mestrado) da Universidade de Franca e professora do curso de Letras. Áreas de atuação e conhecimento: Linguística, Estudos Bakhtinianos, Análise do Discurso, Semiótica, Língua e Literatura Latina.

Layd Glauce Fontanezi Nogueira, Universidade de Franca

Possui graduação em Letras - Habilitação em Português e Inglês; Bacharelado em Administração de Empresas e Especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade de Franca. Atualmente é professora em escola estadual; de idiomas e dos cursos técnicos - CTEC da Universidade de Franca. Tem experiência na área de Letras, Linguística e Comunicação.

Publicado

2018-07-23

Como Citar

Ludovice, Camila de Araújo Beraldo, e Layd Glauce Fontanezi Nogueira. 2018. “‘Imagina a festa’: Comercial Da Brahma E a paródia Criadora De Novo Sentido”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 3 (1). São Paulo, Brasil. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.142188.

Edição

Seção

Artigos