Sobre modos de fazer etnografia e modos de fazer mundos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2019.162819

Palavras-chave:

Etnografia

Resumo

Apresentação do Dossiê "Artes e antropologias: políticas, poéticas das ruas e modos de fazer etnográficos". Na organização desse dossiê (per)seguimos um itinerário que, há longa data, vem nos ocupando e está ligado, por um lado, aos cruzamentos entre arte e política e, por outro, à imbricação entre práticas e modos de fazer etnográficos e artísticos. Junto com outra antropóloga e fazedora de artes do corpo, Julia Ruiz di Giovanni, aqui ausente, mas sempre presente num diálogo que mantemos nos últimos anos, fomos potencializar essa troca que se deu tanto em momentos de discussão acadêmica, com congressos, seminários e cursos ou em eventos de caráter híbrido, com artistas e pesquisadoras, para não mencionar as conversas menos formais que vem atravessando o oceano Atlântico inúmeras vezes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Raposo, Instituto Universitário de Lisboa

    Paulo Raposo é antropólogo, professor o Departamento de Antropologia do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e foi Professor Visitante da UFSC e da UFF, no Brasil. É investigador e Vice-Presidente do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA). Colabora com diversas estruturas e coletivos artísticos e fez curadoria de vários eventos que pensam a relação entre arte e política em cruzamentos transdisciplinares. A sua investigação incide sobre performances culturais e estéticas, movimentos sociais, artivismo, património imaterial, espaço público e foi reunida em diversas publicações nacionais e internacionais. Coordena um grupo informal de pesquisa sobre Performance, Arte e Decolonialidades e é membro do Núcleo de Antropologia Visual e da Arte no CRIA.

  • Vitor Grunvald, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

    Vitor Grunvald é professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) onde coordena o Núcleo de Antropologia Visual (Navisual). Atua também como coordenador do Grupo de Reconhecimento em Universos Artísticos e Audiovisuais (GRUA-IFCS/UFRJ) e participa dos seguintes núcleos de pesquisa ligados à Universidade de São Paulo  (USP): Grupo de Antropologia Visual (GRAVI), Núcleo de Antropologia, Performance e Drama (NAPEDRA), Pesquisas em Antropologia Musical (PAM) e Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS).

Publicado

2019-10-24

Edição

Seção

Dossiê Artes e antropologias

Como Citar

Raposo, Paulo, e Vitor Grunvald. 2019. “Sobre Modos De Fazer Etnografia E Modos De Fazer Mundos”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 4 (1): 9-13. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2019.162819.