Soma e subtração: territorialidades e recepção teatral

Resenha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2020.163112

Palavras-chave:

Teatro, Teoria da recepção, Dramaturgia, Crítica teatral, Encenação

Resumo

Elaborando um panorama das artes cênicas no país, Edélcio Mostaço narra por meio dos autores, obras, festivais e críticos que marcaram a dramaturgia contemporânea, um fragmento da história do Brasil. O autor também faz uma cuidadosa apresentação da chegada da teoria da recepção e apresenta seu escopo e assimilação no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruan Felipe Azevedo, Universidade Federal de São Paulo

Professor de sociologia na rede pública estadual de São Paulo e no Sesi Osasco. Mantém pesquisas em antropologia e coordena o grupo de teatro Cia. Bará. É doutorando no Programa de Pós Graduação em Antropologia da Universidade de São Paulo (USP). Nos últimos cinco anos tem se dedicado a pesquisar a construção dos corpos no teatro com ênfase nos referenciais da antropologia, com trabalhos publicado sobre o Teat(r)o Oficina e a Cia. Bará. E-mail: ruan.azevedo@usp.br

Diego Gonçales, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

É professor de sociologia na rede pública estadual de São Paulo, com trabalhos publicados na área de educação e teatro. Sociólogo formado na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, é pós-graduado em Estudos brasileiros: sociedade, educação e cultura, e formado em teatro na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É fundador e diretor da Cia. Bará, grupo teatral que há mais de dez anos desenvolve montagens, oficinas e estudos de teatro. Seus últimos trabalhos somam a teatralização dos filmes de Glauber Rocha: Deus e o Diabo na Terra do Sol, A idade da Terra e Terra em transe, completando o ciclo da “Trilogia da Terra”.

Referências

Deleuze, Gilles. 2000. A dobra: Leibniz e o barroco. São Paulo: Papirus.

Iser, Wolfgang. 1996. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético: vol. 1. São Paulo: Editora 34.

Jauss, Hans Robert. 1978. Petite apologie de l’expérience esthétique. In Pour une esthétique de la réception, Hans Robert Jauss, 50-89. Paris: Gallimard.

Lima, Luiz Costa. 1979. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Mostaço, Edélcio. 2015. Soma e sub-tração: territorialidades e recepção teatral. São Paulo: Edusp.

Publicado

2020-08-24

Como Citar

Azevedo, Ruan Felipe, e Diego Gonçales. 2020. “Soma E subtração: Territorialidades E recepção Teatral: Resenha”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 5 (1). São Paulo, Brasil. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2020.163112.

Edição

Seção

T.E.R - Traduções, Entrevistas e Resenhas