Filmes como coisas na Índia colonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2020.171664

Palavras-chave:

Antropologia visual, Cinema colonial, Índia

Resumo

Este artigo argumenta que um produto visual também é material, no sentido de que objetos visuais (mesmo digitais) podem circular pelos mais variados espaços e, dependendo do contexto, podem adquirir ou expressar propriedades muito diferentes. Este artigo baseia-se em pesquisas conduzidas pelo autor em arquivos de filmes na Índia e no Reino Unido. O objetivo é mostrar que os filmes de não ficção (e a duração das filmagens) filmados por oficiais coloniais britânicos e visitantes da Índia na primeira metade do século XX formam “documentos” visuais que se baseiam em convenções fotográficas e filmes anteriores. Simultaneamente, o cinema de ficção indiano toma forma, com o trabalho pioneiro de DG Phalke. Os cinemas usam os mesmos materiais, possivelmente os mesmos tipos de câmera, porém sem intersectarem-se. Conclui-se que os filmes do período citado e posterior auxiliam entender as relações visuais entre o povo indiano como sujeito e os colonizadores britânicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcus Banks, Oxford University
    Professor de Antropologia Visual na Universidade de Oxford, Reino Unido. Suas publicações mais recentes são Visual Methods in Social Research (Sage 2015, em coautoria com David Zeitlyn), e a coleção de ensaios Visual Histories of South Asia (Primus Books, 2018, coeditada com Annamaria Motrescu-Mayes). Email: marcus.banks@anthro.ox.ac.uk  

Referências

Banks, Marcus and David Zeitlyn. 2015. Visual methods in social research. London: Sage.

Bayly, Christopher A. 1986. The origins of swadeshi (home industry): cloth and Indian society: 1700-1930. In The social life of things: commodities in cultural perspective, ed. Arjun Appadurai, 285-322. Cambridge: Cambridge University Press.

Benjamin, Walter. 1992. The work of art in the age of mechanical reproduction. In Illuminations, ed. Hannah Arendt, 211-244. London: Fontana.

Chabria, Suresh. 1994. Before our eyes: a short history of India’s silent cinema. In Light of Asia: Indian silent cinema 1912-1934, eds. Suresh Chabria and Paolo Cherchi Usai, 3-24. New Delhi: Wiley Eastern.

Chabria, Suresh and Paolo Cherchi Usai, eds. 1994. Light of Asia: Indian silent cinema 1912-1934. New Delhi: Wiley Eastern.

Edwards, Elizabeth. 2001. Raw histories: photographs, anthropology and museums. Oxford: Berg.

Gutman, Judith. 1982. Through Indian eyes: 19th and early 20th century photography from India. New York: Oxford University Press.

Hamilton, Peter and Roger Hargreaves. 2001. The beautiful and the dammed: nineteenth-century portrait photography. London: National Portrait Gallery.

Kopytoff, Igor. 1986. The cultural biography of things: commoditization as process. In The social life of things: commodities in cultural perspective, ed. Arjun Appadurai, 64-92. Cambridge: Cambridge University Press.

Mirzoeff, Nicholas. 1999. An introduction to visual culture. London: Routledge.

Morphy, Howard and Marcus Banks. 1997. Introduction: rethinking visual anthropology. In Rethinking visual anthropology, eds. Marcus Banks and Howard Morphy, 1-35. London, New Haven: Yale University Press.

Phillips, Sandra S., Mark Haworth-Booth and Carol Squiers. 1997. Police pictures: the photograph as evidence. San Francisco: San Francisco Museum of Modern Art, Chronicle Books.

Pinney, Christopher. 1992. Montage, doubling and the mouth of god. In Ethnographic film aesthetics and narrative traditions: proceedings from NAFA 2, eds. Peter Ian Crawford and Jan K. Simonsen, 77-106. Aarhus: Intervention Press.

Pinney, Christopher. 1997. Camera Indica: the social life of Indian photographs. London: Reaktion Books.

Rajadhyaksha, Ashish. 1994. India’s silent cinema: “a viewer’s view”. In Light of Asia: Indian silent cinema 1912-1934, eds. Suresh Chabria and Paolo Cherchi Usai, 25-40. New Delhi: Wiley Eastern.

Rajadhyaksha, Ashish and Paul Willemen. 1994. Encyclopaedia of Indian cinema. London, New Delhi: British Film Institute, Oxford University Press.

Ruby, Jay. 2000. Picturing culture: explorations in film and anthropology. Chicago: University of Chicago Press.

Tarlo, Emma. 1996. Clothing matters: dress and identity in India. London: Hurst and Company.

Taylor, Lucien. 1998. “Visual anthropology is dead, long live visual anthropology”. American Anthropologist, vol. 100, no. 2: 534-537.

Thomas, Nicholas. 1991. Entangled objects: exchange, material culture, and colonialism in the Pacific. Cambridge, MA, London: Harvard University Press.

Vaughan, Megan. 1991. Curing their ills: colonial power illness. Stanford: Stanford University Press.

Publicado

2020-08-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Filmes Como Coisas Na Índia Colonial”. 2020. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 5 (1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2020.171664.