Sembapatrimonioimaterial.com: performances locais, narrativas nacionais imaginadas, diálogos a partir do terreno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.174219

Palavras-chave:

Semba em Angola, Patrimonialização, Comunidade imaginada e de práticas, Etnografia colaborativa

Resumo

Das performances “ao vivo” para as performances na “internet”, o semba em Angola e o seu processo de patrimonialização tem provocado discussões entre a comunidade de práticas (Wenger-Trayner e Wenger-­Trayner 2015) e outras comunidades imaginadas (Anderson 1983). Neste artigo partiremos do caso prático de uma investigação em curso, que recorre a um trabalho de colaboração com interlocutores privilegiados na construção da página de internet como estratégia metodológica: sembapatrimonioimaterial.com. A partir das publicações colaborativas com os interlocutores debatem-se dissensos (Rancière e Corcoran 2010) nas visões e versões patrimoniais do presente para o passado (Macdonald 2013).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andre Castro Soares, Universidade Nova de Lisboa

    André Soares nasceu em Gaia e vive em Lisboa, Portugal. Trabalhou como jornalista de cultura na rádio e na televisão. Mestre em Antropologia pelo ISCTE-IUL, tem desenvolvido pesquisas em torno de performances culturais musicais e de dança como kizomba, samba, semba e fado. Doutorando do Programa Doutoral Politicas e Imagens da Cultura e Museo- logia e a sua investigação é sobre o semba património cultural imaterial em Angola. E-mail: andrecastrosoares@gmail.com

Referências

Akagawa, Natsuko. 2016. Intangible Heritage and Embodiment: Japan’s Influence on Global Heritage Discourse. In: A Companion to Heritage Studies, editado por William Logan, Máiréad Nic Craith e Ullrich Kockel, 69–86. Malden, EUA: John Wiley & Sons, Inc.

Alisch, Stefanie. 2017. Angolan Kuduro: Carga, Aesthetic Duelling, and Pleasure Politics performed through Music and Dance. Universität Bayreuth.

Anderson, Benedict R. O’G. 1983. Imagined Communities: Reflections on the Origin and Spread of Nationalism. Revised edition. Londres: Verso.

Auslander, Philip. 2019. A performatividade na documentação de performances, de Philip Auslander. Editado por Isabela De Oliveira Barbosa e Luciano Vinhosa. POIESIS 20 (33): 337. https://doi.org/10.22409/poiesis.2033.337-352.

Bauman, Richard. 2009. A Poética do Mercado Público: Gritos de Vendedores no México e em Cuba. Antropologia em Primeira Mão, 2009.

Bigault, Ariel. 2000. Canta Angola. Documentário. Kanpai Productions/Muzzik (France)/ Orion (Angola.

Blacking, John. 2007. Música, cultura e experiência. Traduzido por André-Kees de Moraes Shouten. Cadernos de Campo (São Paulo, 1991) 16 (16): 201. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v16i16p201-218.

Bortolotto, Chiara. 2017. Placing Intangible Cultural Heritage Owning a Tradition, Affirming Sovereignty: The role of spatiality in the practice of the 2003 Convention. In: The Routledge Companion to Intagible Cultural Heritage, editado por Michelle Stefano L. e Peter Davis, 46–58. Nova Iorque: Routledge.

Broclain, Elsa, Benoît Haug, e Pénélope Patrix. 2019. Introduction. Musique : patrimoine immatériel? Transposition Musique et Sciences Sociales, 2019. http://journals.openedition.org/transposition/4121.

Brubaker, Rogers. 2002. "etnicity without groups - Pesquisa Google". Archives Européenes de Sociologie, 2002.

Cidra, Rui. 2011. Música, Poder e Diáspora. Uma Etnografia e História entre Santiago, Cabo Verde e Portugal. Lisboa, Portgual: Nova FCSH - Departamento de Antropologia.

Clifford, James. 1988. The predicament of culture: twentieth-century ethnography, literature, and art. Cambridge, EUA: Harvard University Press.

Clifford, James e George E. Marcus. 2009. Writing Culture: The Poetics and Politics of Ethnography ; a School of American Research Advanced Seminar. Editado por Kim Fortuny. 25th anniversary edition. Berkeley, EUA: University of California Press.

Cohen, Sara, ed. 2015. Sites of popular music heritage: memories, histories, places. Routledge studies in popular music 4. Nova Iorque: Routledge.

Deutsche Welle. 2016. Ativistas angolanos condenados a penas entre 2 e 8 anos de prisão. 2016. Disponível em: https://www.dw.com/pt-002/ativistas-angolanos-condenados-a-penas-entre-2-e-8-anos-de-pris%C3%A3o/a-19146663.

Faria, Patrícia. 2019. 1a workshop de semba. Conferência apresentado na 1a workshop de semba, Casa da Cultura Njinga Mbande, Agosto 23.

Fischer-Lichte, Erika. 2005. A cultura como performance: Desenvolver um conceito. Estudos aplicados, 2005.

Flores, Paulo. 2018. Entrevista Paulo Flores Audio.

Fragoso, Garrido. 2018. Semba é candidato a Património Imaterial. Jonal de Angola, 14 de Dezembro de 2018, Cultura edição, sec. Cultura. Disponível em: http://jornaldeangola.sapo.ao/cultura/semba_e_candidato_a_patrimonio_imaterial.

Furtado, Marito. 2019. Entrevista Interlocutor MF, Radio Vial, LuandaAudio.

Gonçalves, José Reginaldo Santos. 2005. Ressonância, materialidade e subjetividade: as culturas como patrimônios. Horizontes Antropológicos 11 (23): 15–36. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-71832005000100002.

Governo de Angola. 2005. Lei do Património Cultural. Imprensa Nacional de Angola. Arquivo Nacional.

Hafstein, Valdimar. 2007. Claiming Culture: Intangible Heritage Inc., Folklore ©, Traditional KnowledgeTM. In: Pradikat «Heritage»: Wertshoepfungen aus kulturellen Ressourcen, editado por Dorothe Hemme, Markus Tauschek, e Regina Bendix, 74–99. 1. Munster: LIT.

Harrison, Rodney. 2013. Heritage: critical approaches. Nova Iorque, EUA: Routledge.

Harrison, Rodney, Fernando Vidal, e Nélia Dias. 2016. World Heritage Listing and the Globalization of the Endangerment Sensibility. In: Endangerment, Biodiversity and Culture. Nova Iorque: Routledge.

Henriques (Mulumba), Jorge. 2019. Entrevista Interlocutor JMAudio.

Ingold, Tim. 2019. Antropologia: para que serve. II. Petrópolis/RJ: Editora Vozes.

Kirshenblatt-Gimblett, Barbara. 2004. Intangible Heritage as Metacultural Production. Museum International, 2004. Disponível em: http://www.nyu.edu/classes/bkg/web/heritage_MI.pdf.

Kvale, Steinar. 2006. Dominance Through Interviews and Dialogues. Qualitative Inquiry 12 (3): 480–500. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1077800406286235.

Lassiter, Luke E. 2005. The Chicago guide to collaborative ethnography. Chicago guides to writing, editing, and publishing. Chicago: University of Chicago Press.

Macdonald, Sharon. 2013. Memorylands. Londres: Routledge.

Marcon, Frank Nilton. 2012. Identidade e Estilo em Lisboa: Kuduro, juventude e imigração africana. Caderno de Estudos Africanos do ISCTE-IUL, 2012.

Mauss, Marcel, e Claude Lévy-Strauss. 1983. Sociologie et anthropologie. 8.éd. Collection Quadrige 58. Paris: Quadrige [u.a.].

Moorman, Marissa J. 2008. Intonations: a social history of music and nation in Luanda, Angola, from 1945 to recent times. New African histories series. Ohio, EUA: Ohio University Press.

Moorman, Marissa J. 2014. Anatomy of Kuduro: Articulating the Angolan Body Politic after the War. African Studies Review 57 (3): 21–40. Disponível em: https://doi.org/10.1017/asr.2014.90.

Nicolas Adell, Regina F. Bendix, Chiara Bortolotto, e Markus Tauschek. 2015. Introduction. Between Imagined Communities and Communities of Practice: Participation, Territory and the Making of Heritage. In: Between Imagined Communities and Communities of Practice Participation, Territory and the Making of Heritage, Nicolas Adell, Regina F. Bendix, Chiara Bortolotto and Markus Tauschek. Vol. 8. Göttingen, Alemanha: Universitätsverlag Göttingen.

Noyes, Dorothy. 2006. The Judgment of Solomon: Global Protections for Tradition and the Problem of Community Ownership. Cultural Analysis an Interdisciplinary Forum on Folklore and Popular Culture, 2006.

Ortner, Sherry B. 2006. Anthropology and social theory: culture, power, and the acting subject. Durham: Duke University Press.

Pike, Kenneth L. 1967. Language in Relation to a Unified Theory of the Structure of Human Behavior. Janua Linguarum. Series Maior. Disponível em: https://public.ebookcentral.proquest.com/choice/publicfullrecord.aspx?p=4804213.

Presidência da República de Angola. 2020. Estatuto Orgânico do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente. Diário da República. Vol. Iosérie.

Rancière, Jacques, e Steve Corcoran. 2010. Dissensus: on politics and aesthetics. Nova Iorque, EUA: Continuum.

Redinha, José. 1962. Quem são os Ambundos? Separata da Revista "Mensário Administrativo", 1962. ISCTE-IUL. Centro de Estudos Africanos.

Ribas, Óscar. 1969. Uanga: Feitiço. 2a. Luanda: Tipografia Angolana.

Ribeiro, José da Silva. 2007. Antropologia Visual e hipermedia. In: Antropológia visual e hipermedia. Lisboa: Afrontamento.

Rocha, Poli. 2019. Entrevista Poli RochaAudio.

Sandroni, Carlos. 2010. Samba de roda, patrimônio imaterial da humanidade. Estudos Avançados, 2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10531.

Sarmento, Alfredo de. 1880. Os Sertões de África (Apontamentos de Viagem). Lisboa: Francisco Arthur da Silva. Disponível em: https://archive.org/details/ossertesdafricaa00sarm/page/n9/mode/2up/search/sert%C3%B5es+de+%C3%A1frica+alfredo+rodrigues?q=sert%C3%B5es+de+%C3%A1frica+alfredo+rodrigues.

Sillitoe, Paul. 2012. From Patricipant-Observation to Participant-Collaboration: some observations on Participatory-cum-Collaborative Approaches. In: The SAGE handbook of social anthropology, editado por Richard Fardon e Association of Social Anthropologists of the UK and the Commonwealth. Los Angeles: SAGE.

Silva, Mário Rui. 2015. Estudos para um outro Violão em Afrika.

Small, Christopher. 1998. Musicking: the meanings of performing and listening. Music/culture. Hanover: University Press of New England.

Smith, Laurajane. 2010. Uses of Heritage. Repr. Londres: Routledge.

Soares, André Castro. 2015. Entre Luanda, Lisboa, Milão, Miami e Cairo. Difusão e Prática da Kizomba. Lisboa: ISCTE-IUL. Repositório ISCTE-IUL. Disponível em: file:///Users/andresoares79/Downloads/Tese%20de%20Mestrado%20Andre%20Soares%20n61285%20(2).pdf.

Sousa, Ismael. 2019. Carnaval de Luanda 2019. Emissão Especial Carnaval 2019 RTP África. Luanda: RTP África. RTP PLAY. RTP.

Stefano L., Michelle. 2017. A Conversation with Richard Kurin. In: The Routledge Companion to Intangible Heritage, editado por Michelle Stefano L. e Peter Davis, 40–45. Nova Iorque: Routledge.

Stokes, Martin. 2004. Music and the Global Order. Annual Review of Anthropology 33 (1): 47–72. Disponível em: https://doi.org/10.1146/annurev.anthro.33.070203.143916.

Taylor, Diana. 2008. Performance e Patrimônio Cultural Intangível. Pós, 2008.

Tinhorão, José Ramos. 2007. O rasga: uma dança negro-portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho.

Tsing, Anna Lowenhaupt. 2005. Friction: an ethnography of global connection. Princeton, Nova Jérsia: Princeton University Press.

Turner, Victor W. 1986. The anthropology of performance. 1st ed. Nova Iorque: PAJ Publications.

UNESCO. 2003. Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. UNESCO Digital Library. 2003. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000132540_por.

Wenger-Trayner, Etienne, e Beverly Wenger- ­Trayner. 2015. Communities of practice: a brief introduction. Communities of practice, n. 5: 8. Disponível em: https://wenger-trayner.com/wp-content/uploads/2015/04/07-Brief-introduction-to-communities-of-practice.pdf.

Webgrafia

Andre Castro Soares. Semba Maravilha por Marito Furtado. Semba Património Imaterial, 2019a. Disponível em: https://sembapatrimonioimaterial.com/2019/09/09/semba-maravilha-semba-cadenciado/

Andre Castro Soares. Instrumentos dos Nguami Maka: A lata, por Jorge Mulumba. Semba Património Imaterial, 2019b. Disponível em: https://sembapatrimonioimaterial.com/2019/11/21/instrumentos-dos-nguami-maka-a-lata/

Andre Castro Soares. Trio Kiami, aulas de dikanza com Jorge Mulumba. Semba Património Imaterial, 2020a. Disponível em: https://sembapatrimonioimaterial.com/2020/03/30/trio-kiami-aulas-de-dikanza-com-jorge-mulumba/

Andre Castro Soares. URK desfila “Marçal Ancestral”. Semba Património Imaterial, 2020b. Disponível em: https://sembapatrimonioimaterial.com/2020/02/26/urk-desfila-marcal-ancestral/

Andre Castro Soares. Ensaios do Grupo Carnavalesco URK, preparação dos corpos, diversidade(s) em cena. Semba Património Imaterial, 2020c. Disponível em: https://sembapatrimonioimaterial.com/2020/03/10/ensaios-do-grupo-carnavalesco-urk-preparacao-dos-corpos-diversidades-em-cena/

BANDA Maravilha – Mena. Banda Maravilha. 2019. 1 vídeo (4:45 min). Publicado no canal Filipe Sabura. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pDUDzQWYVIc

Observatório Internacional Digital do Património Cultural Imaterial. Disponível em: https://digitalich.memoriamedia.net/

POEMA do Semba – Paulo Flores e Carlos Burity Ao Vivo. Paulo Flores e Calor Burity. Luanda, 2004. 1 vídeo (6:35 min). Publicado no canal Damião Handa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ygFFEAfh-M8

Projeto MEMORIAMEDIA. 2020©. Disponível em: https://www.memoriamedia.net/index.php/memoriamedia-inicio/o-projecto

Semba Patromónio Imaterial. Disponível em: https://sembapatrimonioimaterial.com/.

Publicado

2021-01-21

Edição

Seção

Dossiê Musicar Local

Como Citar

“Sembapatrimonioimaterial.com: Performances Locais, Narrativas Nacionais Imaginadas, diálogos a Partir Do Terreno”. 2021. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 6 (1): e-174219. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.174219.