Conexões sensíveis: seguindo a trilha etnobiográfica de um músico chaquenho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.174319

Palavras-chave:

Etnobiografia, Conhecimento musical, Ritual, Guarani, Chaco

Resumo

O texto trata da realização do vídeo etnobiográfico Pascual Toro, flautero. Refiro, em primeiro lugar, a proposta teórico-metodológica do cineasta e antropólogo argentino Jorge Prelorán (1933-2009) que inspirou o trabalho. Num segundo momento, descrevo as características do repertório e do gênero executado pelo protagonista do filme no ritual arete guasu para explicitar as razões que guiaram a organização do projeto de edição. Por sua vez, discorre-se sobre o valor da individualidade no âmbito da música de flautas do arete guasu argumentando que o método etnobiográfico é um caminho fecundo para compreender as conexões que sustentam as habilidades para ser um bom instrumentista nesse universo.

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Biografia do Autor

María Eugenia Domínguez, Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Antropologia

É Doutora em Antropologia, professora no Departamento de Antropologia e no Programa de P´os-graduação em Antropologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É pesquisadora no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Brasil Plural (INCT-IBP, CNPq). Este artigo foi escrito durante pós-doutorado no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo. E-mail: eugenia.dominguez@ufsc.br

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Publicado

2021-01-21

Como Citar

Domínguez, María Eugenia. 2021. “Conexões sensíveis: Seguindo a Trilha etnobiográfica De Um Músico Chaquenho”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 6 (1). São Paulo, Brasil:e-174319. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.174319.

Edição

Seção

Dossiê Musicar Local