Mitohermenêutica de filmes hollywoodianos de acordo com o imaginário de Gilbert Durand

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.175852

Palavras-chave:

Cinema, Antropologia do imaginário, Mitohermenêutica, Regimes do imaginário, Gilbert Durand

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar uma interpretação antropológica do imaginário do cinema, especificamente em filmes em sua maior parte produzidos em Hollywood. Para tal, faremos a aplicação de uma mitohermenêutica desenvolvida pelo antropólogo Gilbert Durand, que configura três estruturas imaginárias arquetípicas que servem como uma espécie de guia. O itinerário deve seguir os regimes imaginários pensados por Durand, quais sejam o regime diurno de estrutura heroica, o regime noturno de estrutura mística e o regime noturno de estrutura sintética ou dramática.

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Biografia do Autor

  • Rogério Gonçalves de Carvalho

    ROGÉRIO GONÇALVES DE CARVALHO é Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP, 2017) e Doutor em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2017). É Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP, 2000). Cursou graduação em Teologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie e Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. Foi professor de Teologia, Antropologia e Sociologia na Faculdade de Teologia Metodista. E-mail: rogeriogcarvalho@gmail.com

Referências

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Publicado

2021-07-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Mitohermenêutica De Filmes Hollywoodianos De Acordo Com O imaginário De Gilbert Durand”. 2021. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 6 (1): e-175852. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.175852.