Riscando pontos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.175885

Palavras-chave:

Cosmograma, Políptico, Umbanda, Aeroporto, Fotografia

Resumo

Este ensaio fotográfico cria um movimento paralelo entre a observação etnográfica e um arranjo fotográfico políptico, a fim de alinhar fronteiras artísticas e antropológicas entre cosmogramas afro-brasileiros – pontos-riscados – e marcações aeroportuárias. Essas fotografias exploram semelhanças entre vocabulários visuais simbólicos que predominam em cosmogramas e sinais de aeroporto para criar linhas fuga entre estes espaços liminares. O texto e imagens convidam a imaginar formas inéditas de relacionar mundos diametricamente opostos: terreiro/aeroporto; transe/estar-em-trânsito; cosmografia/sinalização aeroportuária; cura/covid-19. E desta fusão abrir para múltiplas dimensões temporais que nos possibilitam deslocar e visionar por meio de uma manifestação artística-acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roderick Peter Steel, Universidade de São Paulo

Roderick Peter Steel é doutorando e mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Cinema pela Boston University (1991). Trabalhou com documentários nos Estados Unidos (WGBH-PBS) e Inglaterra. É membro dos Grupos de Pesquisa: Poéticas no Audiovisual (USP) e  LabArteMídia (USP). Em sua obra, parte de experimentações visuais para abordar questões ligadas a diversos tipos de montagem entre a performance do corpo e a performance audiovisual, dentro do território da arte contemporânea e das religiões de matriz africana. E-mail: rodericksteel@gmail.com

Referências

Alards-Tomalin. 2014. Airport security measures and their influence on enplanement intentions. Journal of Air Transport Management 55. 37, 60-68.

Bastide, R. (1948-1949). 2011. Ensaio de Uma Estética Afro-Brasileira. In Impressões do Brasil: Roger Bastide. Fraya Frehse e Samuel Titan Jr. (Org.), São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Campbell, Joseph. 1997. O Voo do Pássaro Selvagem. Editora Rosa dos Tempos. Rio de Janeiro.

Delanda, Manuel. 1997. The Machinic Phylum. TechnoMorphica. Rotterdam.

Deleuze, Gilles & Felix Guattari. A Thousand Plateaus: Capitalism and Schizophrenia (trad. Brian Massumi). Minneapolis: University of Minnesota Press, 1987.

Eriksen Thomas Hylland. 1992. In limbo: notes on the culture of airports, easa meeting in Prague.

Foucault, Michel. 2007. Security, Territory, Population: Lectures at the Collège de France 1977–1978. pp. 1–4; see notes on p. 24, notes 1–4.

Geertz, Clifford. 1972. Deep play: notes on the Balinese cockfight. Daedalus, 134 (4) Fall, 56-86.

Kapferer, Bruce. 1986. The ritual process and the problem of reflexivity in Sinhalese demon exorcism. In Rite, Drama, Festival, Spectacle. John MacAloon, ed., pp. 179-207. Ithaca: Cornell University Press.

Ramey, Joshua Ramey. 2012. The Hermetic Deleuze: Philosophy and Spiritual Ordeal. Duke University Press,

Rappaport, R. A. 1999. Ritual and religion in the making of humanity. Cambridge, UK: Cambridge University Press.

Sakano, A. 2016. Airport security and screening satisfaction: A case study of U.S. Journal of Air Transport Management 55.

Shaw, Robert. 2015. Bringing Deleuze and Guattari down to earth through Gregory Bateson: plateaus, rhizomes and ecosophical subjectivity. Theory, Culture & Society, 32(7-8), pp.151-171.

Tambiah, S. J. 1981. A performative approach to ritual. Proc. Br. Acad. 65.

Thomassen, Bjørn. 2012. Notes towards an Anthropology of Political Revolutions. In Comparative Studies in Society and History.

Thompson, Robert Farris. 1983. Flash of the Spirit: African and Afro-American Art and Philosophy. New York: Random House.

Turner, Victor. 1987. The Anthropology of Performance. New York: PAJ Publications.

Publicado

2021-04-23

Como Citar

Steel, Roderick Peter. 2021. “Riscando Pontos”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 6 (1). São Paulo, Brasil:e-175885. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.175885.

Edição

Seção

G.I.S - Gestos, Imagens e Sons