Musicando localidades, localizando musicares

Resenha | Dossiê Musicar Local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.178244

Palavras-chave:

Resenha, Musicar local, Suzel A. Riley

Resumo

Nesta coletânea de fôlego, as editoras Suzel A. Reily e Katherine Brucher apresentam um vasto panorama composto por dezenas de artigos oriundos de diversas partes do globo, que trazem em comum o esforço de discutir as várias possibilidades de conexão entre as noções de musicar e localidade. Ao longo destes vários artigos, apreendemos o papel da música para além das leituras mais restritas que tendem a focar apenas na obra, no produto. A articulação entre a produção da localidade e o musicar como um complexo emaranhado de construção de significados e de encontros sociais é apresentada nos mais diversos contextos nesta coletânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gibran Teixeira Braga, Universidade de São Paulo

Bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PPGSA/UFRJ e doutor em Antropologia Social pelo PPGAS-USP, com bolsa FAPESP. Realizou estágio na Freie Universität em Berlim, financiado pela bolsa BEPE-FAPESP. Atualmente conduz a pesquisa de Pós-Doutorado “O Musicar clubber: corpo e subjetividades em cenas de música eletrônica underground de São Paulo e Berlim”, com financiamento da FAPESP e vinculada ao Projeto Temático “O Musicar Local”. E-mail: gibranteixeirabraga@gmail.com

Referências

Appadurai, Arjun. 1996. The production of locality. In: Modernity at large: Cultural dimensions of globalization, 178-99. Minneapolis: University of Minnesota Press.

Finnegan, Ruth. 1989. The hidden musicians: music-making in an English town. Cambridge: Cambridge University Press.

Small, Christopher. 1998. Musicking – The meaning of performing and listening. Middletown: Wesleyan University Press.

Tsing, Anna Lowenhaupt. 2005. Friction: An etnography of global connection. Princeton: Princeton University Press.

Turino, Thomas. 2008. Music as social life: the politics of participation. Chicago: University of Chicago Press.

Publicado

2021-01-21

Como Citar

Braga, Gibran Teixeira. 2021. “Musicando Localidades, Localizando Musicares: Resenha | Dossiê Musicar Local”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 6 (1). São Paulo, Brasil:e-178244. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.178244.

Edição

Seção

T.E.R - Traduções, Entrevistas e Resenhas

Dados de financiamento