A Teoria Ator-Rede como ferramenta para releitura do social a partir do filme Her

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.181744

Palavras-chave:

Cinema, Her, Tecnologia, Teoria Ator-Rede, Sociologia das Associações

Resumo

A tecnologia normalmente é vista como impessoal e sem vida, e perde essa característica na obra cinematográfica Her. A obra nos direciona para linhas de raciocínios inusitadas. O presente ensaio usa como pretexto o filme Her para propor um olhar sobre as novas formas de se relacionar na contemporaneidade, formas que unem atores humanos e não humanos para a produção de um coletivo, no sentido latouriano, para além da sociedade. Este coletivo tem como produto social o ator/actante híbrido, na proposta de visualizar a união no mesmo contexto de humanos e tecnologias. Desse modo, proponho a utilização da obra cinematográfica do diretor Spike Jonze, como um campo audiovisual capaz de produzir no leitor uma imagem sobre a temática latouriana proposta: novo social, atores híbridos, mediação, coletivos, interação entre humano e não humano. Como fundamentação teórica, o ensaio transita por conceitos extraídos da Teoria Ator-Rede (TAR).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Carolina Brindarolli, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

    ANA CAROLINA BRINDAROLLI é mestranda em Antropologia Social na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Cursou graduação em Educação Física também na UFMS. Atualmente, integra o grupo de pesquisa ANSUB – Antropologia e subjetividade, na UFMS. E-mail: anabrindarolli@gmail.com

Referências

Bauman, Zygmunt. 1998. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.

Fioruci, Wellington R. 2019. O ser, a máquina e a solidão - Her, de Spike Jonze. Revista 2i, vol. 1, nº Especial.

Latour, Bruno. 2012. Reagregando o Social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Bauru/Salvador: Edusc/EdUFBA,

Rifiotis, Theophilos. 2016. Etnografia no ciberespaço como “repovoamento” e explicação. ​Rev. bras. Ci. Soc​., São Paulo, v. 31, n. 90: 85-98.

Safatle, Vladimir. 2015. Circuito dos Afetos: Corpos políticos, Desamparo, Fim do Indivíduo. São Paulo: Cosac Naify.

Santaella, Lucia; Tarcísio Cardoso. 2015. O desconcertante conceito de mediação técnica em Bruno Latour. In: Matrizes, v. 9, nº 1.

Taussig, Michael. 2010. O diabo e o fetichismo da mercadoria na América do Sul. Tradução: Priscila Santos da Costa. 1° Ed. São Paulo: Editora Unesp.

Publicado

2021-07-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“A Teoria Ator-Rede Como Ferramenta Para Releitura Do Social a Partir Do Filme Her”. 2021. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 6 (1): e-181744. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.181744.