O musicar local e a produção musical da localidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.185341

Palavras-chave:

Musicar local, Produção da localidade, Comunidade musical, Espaço, Experiência musical

Resumo

Vivemos hoje em ambientes sonoros onde estamos expostos a uma grande variedade de estilos musicais de diversas épocas. A etnomusicologia, contudo, tem se concentrado no estudo de gêneros e práticas musicais tidas como “tradicionais” ou “próprias” ao contexto do estudo ou grupo étnico da pesquisa. Uma parcela das atividades musicais que fazem parte do dia a dia de muitas pessoas – seus “musicares locais” – podem ser ignoradas. Ao se integrarem à vida cotidiana, os musicares se tornam espaços que promovem sentimentos de pertencimento e de compromisso para com os contextos em que foram vividos e para com aqueles com quem foram compartilhados. Este artigo explora perspectivas voltadas para a relação entre estas atividades e as localidades em que ocorrem, investigando como os musicares afetam essas localidades e como são afetadas por elas. O musicar local cumpre um papel primordial na “produção de localidades” (Appadurai), evidenciando seu caráter eminentemente político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzel Ana Reily, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes

SUZEL ANA REILY é Professora Titular de Etnomusicologia do Departamento de Música do Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. Ela coordena o Projeto Temático FAPESP “O Musicar Local – novas trilhas para a etnomusicologia”. Suas publicações incluem: Voices of the Magi: enchanted journeys in southeast Brazil (Chicago, 2002) e a organização de The Oxford Handbook of Music in World Christianities (com J. Dueck, Oxford University Press, 2016) e Routledge Companion to the Study of Local Musicking (com K. Brucher, Routledge, 2018), contemplado com o 2019 Ellen Koskoff Edited Volume Prize. E-mail: sreily@unicamp.br

Referências

Appadurai, Arjun. 1996. The Production of Locality. In: Modernity at Large: Cultural Dimensions of Globalization, editado por Arjun Appadurai, 178-99. Minneapolis: University of Minnesota Press.

Bhabha, Homi. 1996. Unsatisfied: Notes on Vernacular Cosmopolitanism. In: Text and Nation, editado por Laura Garcia-Morena e Peter C. Pfeifer, 191–207. London: Camden House.

Blacking, John. 1969. Process and Product in Human Society (Inaugural Lecture). Johannesburg: Witwatersrand University Press.

Blacking, John. 1973. How Musical is Man? Seattle: University of Washington Press.

Blacking, John. 1985. Movement, Dance, Music, and the Venda Girls’ Initiation Cycle. In: Society and the Dance: The Social Anthropology of Process and Performance, editado por Paul Spencer, 64-91. Cambridge: Cambridge University Press.

Boonzajer Flaes, Rob. 2000. Brass Unbound: Secret Children of the Colonial Brass 41 Band. Amsterdam: Royal Tropical Institute.

Brucher, Katherine; Suzel Reily. 2013. The World of Brass Bands. In: Brass Bands of the World, editado por Suzel Reily and Katherine Brucher, 1-31. Aldershot: Ashgate.

Certeau, Michel de. 1998 [1980]. A invenção do cotidiano – artes de fazer. Petrópolis: Editora Vozes.

DeNora, Tia. 2000. Music in Everyday Life. Cambridge: Cambridge University Press.

Fagundes, Samuel Mendonça. 2010. Processo de transição de uma banda civil para banda sinfônica. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais.

Feld, Steven; Keith Basso (orgs.). 1996. Sense of Place. Santa Fé: School of American Research Press.

Finnegan, Ruth. 1989. The Hidden Musicians: Music-making in an English town. Cambridge: Cambridge University Press.

Giesbrecht, Érica. 2011. O passado negro: a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através de performances de legados musicais. Tese de Doutorado. Universidade de Campinas.

Jorritsma, Marie. 2016. Hidden Histories of Religious Music in a South African Coloured Community. In: The Oxford Handbook of Music and World Christianities, editado por Suzel Ana Reily & Jonathan Dueck, 228–47. New York: The Oxford University Press.

Kiddy, Elizabeth W. 2005. Blacks of the Rosary: Memory and History in Minas Gerais, Brazil. University Park: The Pennsylvania State University Press.

Kruger, Jaco. 2007. Singing Psalms with Owls: A Venda Twentieth Century Musical History Part Two: Tshikona, Beer Songs and Personal Songs. African Music, 8 (1): 36–59.

Lange, Francisco Curt. 1966. A organização musical durante o período colonial brasileiro. Coimbra: Colóquio Internacional de Estudos Luso-Brasileiros.

Lucas, Glaura. 2002. Os sons do Rosário: o congado mineiro dos Arturos e Jatobá. Belo Horizonte: Editora da UFMG.

Lyncaster, Juhli. 2014. Connecting Bodies: Re-examining Ritual Murder in Venda. Dissertação de mestrado, Carleton University, Canada.

Massey, Doreen. 1993. Questions of Locality. Geography, 78 (2): 142–49.

McNeill, Fraser; Deborah James. 2011. Singing Songs of AIDS in Venda, South Africa: Performance, Pollution and Ethnomusicology in a Neo-liberal Setting. In: The Culture of AIDS in Africa: Hope and Healing thorough Music and the Arts, editado por Gregory Barz & Judah Cohen, 193–213. Oxford and New York: Oxford University Press.

Milton, Kay. 2005. Meanings, Feelings and Human Ecology. In: Mixed Emotions: Anthropological Studies of Feeling, editado por Kay Milton & Maruška Svašek, 25-41. Oxford: Berg.

Mugovhani, Ndwamato George; Madimabe Geoff Mapaya. 2014. Towards Contestation of Perceptions, Distortions and Misrepresentations of Meanings, Functions and Performance Contexts in South African Indigenous Cultural Practices. Mediterranean Journal of Social Sciences, 5 (27): 1201–206.

Neves, José Maria. 1997. Música sacra mineira: catálogo de obras. Rio de Janeiro: FUNARTE.

Pimentel, Hellem. 2020. Dos bastidores ao palco: o teatrar-musicar do grupo Ponto de Partida. Tese de doutorado. Universidade de Campinas.

Reily, Suzel Ana. 2002. Voices of the Magi: Enchanted Journeys in Southeast Brazil. Chicago: The University of Chicago Press.

Reily, Suzel Ana. 2006. Remembering the Baroque Era: Historical Consciousness, Local Identity and the Holy Week Celebrations in a Former Mining Town in Brazil. Ethnomusicology Forum, v. 15, p. 39-62.

Reily, Suzel Ana. 2011. A Experiência Barroca e a Memória Local na Semana Santa de Minas Gerais. Per Musi, 24: 43-53. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992011000200006

Reily, Suzel Ana. 2013. Music, Minas, and the Golden Atlantic. In: The Cambridge History of World Music, editado por Philip Bohlman, 223-52. Cambridge: Cambridge University Press.

Reily, Suzel Ana; Rose Satiko Hikiji; Flávia Toni Camargo. 2016. Projeto Temático FAPESP 2016/05318-7 “O musicar local – novas trilhas para a etnomusicologia”. Projeto submetido à FAPESP, São Paulo.

Rezende, Francisco de Paula Ferreira de. 1987. Minhas recordações. Belo Horizonte: Imprensa Oficial.

Sakakeeny, Matt. 2010. “Under the Bridge”: An Orientation to Soundscapes in New Orleans. Ethnomusicology, 54(1): 1-27.

Shelemay, Kay Kaufman. 2011. Musical Communities: Rethinking the Collective in Music. Journal of the American Musicological Society, 64(2): 349-90.

Small, Christopher. 1998. Musicking: The Meanings of Performance and Listening. Middletown, Ct: Wesleyan University Press.

Smith, Mick et al. 2009. Geography and Emotion – Emerging Constellations. In: Emotion, Place and Culture, editado por Mick Smith et al, 1-19. Aldershot: Ashgate.

Turino, Thomas. 1993. Moving away from Silence: Music of the Peruvian Altiplano and the Experience of Urban Migration. Chicago: The University of Chicago Press.

Turino, Thomas. 2008. Music as Social Life: The Politics of Participation. Chicago: The University of Chicago Press.

Valladão, Alfredo. 1940. Campanha da Princesa. vol. 4. Rio de Janeiro: Leuzinger.

Williams, Raymond. 1977. Maxism and Literature. Oxford: Oxford University Press.

Publicado

2021-06-28

Como Citar

Reily, Suzel Ana. 2021. “O Musicar Local E a produção Musical Da Localidade”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 6 (1). São Paulo, Brasil:e-185341. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.185341.

Edição

Seção

Dossiê Musicar Local