Epistemologia exúlica e audiovisibilidade na pandemia de 2020: escrevivências e gestos em imagens nas plataformas digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.185778

Palavras-chave:

Escrevivência, Epistemologia exúlica, Audiovisuabilidade, Pandemia, Etnografia digital

Resumo

Partindo da escrevivência, de Conceição Evaristo e da epistemologia exúlica, proposta por Reis Neto, analisamos duas produções audiovisuais vinculadas às religiões afrodescendentes: "Negras Vozes: Tempos de Alakan", dirigido por Beto Brant e "AmarElo: É tudo para ontem", dirigido por Fred Ouro Preto. Ambas as produções de 2020 emergiram em meio à pandemia da Covid-19. O objetivo do artigo é refletir sobre as possibilidades de fruição estética que emergiram frente à impossibilidade do contato presencial. Imagem e som se fizeram presentes diante do vídeo e as comunidades se apropriaram desse movimento. Diferentes modelos de partilha do sensível foram experimentados nesta proposta de etnografia digital em liminaridades criativas.

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Biografia do Autor

  • Milene Migliano, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Milene Migliano é Pós-Doutoranda no Grupo de Pesquisa Juvenália: questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero em comunicação e consumo, no PPGCOM ESPM-SP. Doutora em Processos Urbanos Contemporâneos pelo PPGAU – UFBA, mestre em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pelo PPGCOM – UFMG e jornalista com formação complementar em cinema, também na UFMG,  é da Associação Filmes de Quintal, que organiza o forumdoc.bh.  Integra o Grupo de Estudos em Experiência Estética: Comunicação e Arte, da UFRB. Investiga práticas contra-hegemônicas ativistas, transfeministas, marginais, sempre em contextos urbanos, inclusive na internet. É pesquisadora do GT Infâncias e Juventudes da CLACSO, Conselho Latino Americano em Ciências Sociais. É autora do livro Entre a praça e a internet: outros imaginários políticos possíveis na Praia da Estação, Editora UFRB, 2020. E-mail: milenemigliano2@gmail.com

  • Nathalie de Almeida Hornhardt, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Nathalie Hornhardt é Doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo pelo PPGCOM-ESPM. Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenadora do curso de Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV na Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP). Professora Adjunta na FAAP. Integrante do Núcleo Interdisciplinar de Professores (FAAP). Ministra as disciplinas de Indústria Audiovisual; Programação e Distribuição na Sociedade da Informação; Comunicação e Religião; e Seminários Avançados em Jornalismo. Participa do grupo de pesquisa "JUVENÁLIA: questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero na comunicação e no consumo". Possui graduação em Comunicação Social - Rádio e TV pela Fundação Armando Álvares Penteado (2011). É autora do livro Quando o Santo é Forte: uma discussão sobre a insuficiência humana no documentário de Eduardo Coutinho". E-mail: nath.hornhardt@gmail.com

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Publicado

2022-08-30

Edição

Seção

Dossiê Religiões (Artigos)

Como Citar

“Epistemologia Exúlica E Audiovisibilidade Na Pandemia De 2020: Escrevivências E Gestos Em Imagens Nas Plataformas Digitais”. 2022. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 7 (1): e185778. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.185778.