Fotografia ritual: uma experiência com o povo Huni Kuin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.185779

Palavras-chave:

Fotografia, Ritual , Ayahuasca , Huni Kuin, Experiência

Resumo

A investigação do rito como objeto fotografável e da fotografia em si como um rito a partir do gesto performativo de fotografar são os norteadores deste trabalho. Fruto de uma experiência de imersão junto ao povo Huni Kuin em 2017, e o desenvolvimento de um trabalho fotográfico realizado em circunstâncias cerimoniais com uso das plantas de poder amazônicas, o texto/contação “Fotografia Ritual: Uma experiência com o povo Huni Kuin”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Milano, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

BÁRBARA MILANO é fruto entre o preto, o branco e o ancestral da terra Pindorama. Mestranda em Artes pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP, 2020) onde desenvolve o trabalho “Fotografia Ritual” na linha de pesquisa: Processos e Procedimentos Artísticos. Cursou graduação em Artes Visuais pela mesma instituição (UNESP, 2015). Atualmente atua como artista em exposições e residências, a costura entre diferentes linguagens desafia a forma – do corpo como ato [performatividade] à fotografia como registro silencioso. Seu corpo é suporte de vivências imateriais. Integra os grupos de pesquisa GIIP/CAT (UNESP) na área de artes e tecnologia e o coletivo independente de mulheres racializadas Nacional Trovoa. E-mail: barbara.milano@unesp.br

Referências

Garcia dos Santos, Laymert. 2005. Experência estética e simpatia bergsoniana. In A Vulnerabilidade do ser/ Territórios Interiore: A fotografia de Claudia Andujar. São Paulo: Cosac Naify / Pinacoteca do Estado. https://www.galeriavermelho.com.br/pt/artista/49/claudia-andujar/textos

Ika Muru, Agostinho Manduca Mateus; Alexandre Quinet (Org.). Ika Muru, Agostinho Manduca Mateus; Manuel Vandique Dua Buse e o povo Huni Kuin do rio Jordão. 2011/2019. Una isi kaiawa: o livro da cura do povo Huni-Kuin do Rio Jordão. Rio de Janeiro: Dantes.

Kopenawa, Davi; Bruce Albert. 2015. Aqueda do céu: palavras de uma xamã Yanomami. São Paulo: Companhia das Letras.

Narby, Jeremy. 2018. A serpente cósmica: O DNA e a origem do saber. Rio de Janeiro: Dantes.

Vidal, Lux. (Org.). 1992/2007. Grafismo Indígena. Silva, Aracy Lopes da; Agenor T. P. Farias. Pintura corporal e sociedade: os “partidos” Xerente. São Paulo: Studio Nobel: EDUSP: FAPESP.

Publicado

2022-03-25

Como Citar

Milano, Barbara. 2022. “Fotografia Ritual: Uma Experiência Com O Povo Huni Kuin”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 7 (1). São Paulo, Brasil:e185779. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.185779.

Edição

Seção

G.I.S - Gestos, Imagens e Sons