“Eras tu, Senhor?”: as faces do contramessianismo em corpos, alegorias e ícones no carnaval da Mangueira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.193245

Palavras-chave:

Discurso não-verbal, Antropologia e Imagem, Controvérsias públicas, Contramessianismo, Carnaval

Resumo

Este artigo lança reflexões partindo das imagens produzidas no desfile da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, que no carnaval de 2020, apresentou o enredo “A Verdade vos Fará Livre”, atualização da biografia de Cristo, como se ele tivesse nascido no morro da Mangueira, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. A partir de imagens dos corpos, carros alegóricos e ícones apresentadas no desfile, são trazidas à discussão as obras contramessiânicas produzidas no campo das artes visuais, desdobradas em uma disputa de narrativas, tendo como centro a figura de Cristo. Neste trabalho, busca-se traçar um panorama de como as imagens sobre Cristo se constituem como alvos de controvérsias públicas. À guisa de Apoteose, o artigo traz a alegoria alusiva ao Calvário, com um jovem Cristo Negro cravejado de balas. Aborda como essa imagem provoca reflexões ao apresentar um corpo periférico, diferente da visão hegemônica do Cristo embranquecido. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Evandro de Sousa Bonfim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Evandro de Sousa Bonfim é Mestre e Doutor em Antropologia Social pelo PPGAS-Museu Nacional/ UFRJ. Possui Graduação em Comunicação Social/Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisador do Setor de Linguística do Museu Nacional, afiliado ao Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som (LABEDIS). E-mail: evandrobonfim@hotmail.com.

  • João Gustavo Martins Melo de Sousa, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

    João Gustavo Martins Melo de Sousa é Mestre e Doutor em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGArtes /UERJ). Graduação em Comunicação Social/Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. E-mail: gugamelo22@gmail.com.

Referências

Abre-alas. 2020. A verdade vos fará livre. G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira. https://liesa.globo.com/downloads/carnaval/abre-alas-domingo.pdf

Augras, Monique. 1998. O Brasil do samba-enredo. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas.

Bençason, Alain. 1997. A imagem proibida: uma história intelectual da iconoclastia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Bonfim, Evandro. 2012. Canção Nova: circulação de dons, mensagens e pessoas espirituais em uma comunidade carismática. Tese de doutorado em Antropologia Social, Museu Nacional, UFRJ, Rio de Janeiro.

Bonfim, Evandro. 2018. Como o narrador e a língua estruturam o mito: as interferências no conto Bakairi “A Onça e o Tamanduá”. Revista del Museo de Antropología, vol. 11, suplemento especial 1: 17-24.

Bonfim, Evandro. 2019. Só Momo expulsa o Crivella das pessoas: críticas não-verbais e carnavalescas à Prefeitura do Rio de Janeiro. Policromias, vol. 4: 11-27.

Bonfim, Evandro. 2020. O Espírito Santo e o “Rei do Fim do Mundo”: transmissão de carisma e iconografia escatológica no governo Bolsonaro”. Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião, vol. 22: 01-18.

Bonfim, Evandro. 2021. Arte pop e bizantina na iconografia carismática. Debates do NER, ano 21, n. 39: 263-292.

Campos, Leonildo. 1997. Teatro, templo e mercado: organização e marketing de um empreendimento pentecostal. Petrópolis: Vozes.

Cavalcanti, Maria Laura Viveiros de Castro. 2012. Formas do efêmero: alegorias em performances rituais. Revista Ilha, vol. 13, n. 1: 163-183.

Jesus is my homeboy: a photograph series. https://thejesusquestion.org/2011/06/29/jesus-is-my-homeboy-a-photograph-series/ (acessado em 22/11/21).

Levi-Strauss, Claude. 2003. Introdução à obra de Marcel Mauss. In Sociologia e Antropologia, ed. Marcel Mauss. São Paulo: Cosac & Naify.

Luna, Naara. 2017. The criminalization of “gender ideology”: an analysis of the sexual diversity debate in the Brazilian Chamber of Deputies, 2015. Cadernos Pagu, 50.

Mccarthy, David. 2002. Arte pop. São Paulo: Cosac Naify.

Nascimento, Gilberto. 2019. O reino: a história de Edir Macedo e uma radiografia da Igreja Universal. São Paulo: Cia das Letras.

Pierucci, Antonio. 2004. Bye, bye Brasil: o declínio das religiões tradicionais no censo 2000. Estudos Avançados, vol. 18, n. 52.

Severi, Carlos. 2013. O espaço quimérico: percepção e projeção nos atos do olhar. In Quimeras em diálogo: grafismo e figuração nas artes indígenas, ed. Els Lagrou e Carlo Severi. Rio de Janeiro: 7Letras.

Sousa, João Gustavo Martins Melo de. 1999. Na vida, um mendigo. Na folia, um rei. Monografia em Comunicação Social, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

Sousa, João Gustavo Martins Melo de. 2018. Vestidos para brilhar: uma epopeia dos grandes destaques do carnaval carioca. Rio de Janeiro: Editora Rico.

Souza, Tânia Clemente de. 2018. Mídia e ressonâncias discursivas de um mito Bakairi (Karib). Comunicação no XXXIII Enanpoll, Cuiabá.

Velho, Otávio. 1995. O cativeiro da besta-fera. In Besta-fera. Recriação do mundo. Rio de Janeiro, Relume-Dumará.

Vieira, Leandro. 2020. Entrevista com Leandro Vieira. Participação de Alexandre Sá, Cláudia Saldanha, Inês de Araújo, Felipe Ferreira e Luiz Guilherme Vergara. Revista Conccinitas. vol. 21, n. 37

Publicado

2023-03-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Bonfim, Evandro de Sousa, e João Gustavo Martins Melo de Sousa. 2023. “‘Eras Tu, Senhor?’: As Faces Do Contramessianismo Em Corpos, Alegorias E ícones No Carnaval Da Mangueira”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 8 (1): e193245. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.193245.