A saia como portal e o corpo como altar: reflexões em curso acerca da performance da saia que veste o corpo no candomblé

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.197825

Palavras-chave:

Performance, Corpo- saia, Altar, Portal, Candomblé

Resumo

O ensaio reflete a relação corpo-saia, a partir do estudo da performance das Saias de Axé, para considerar a saia que compõe o traje de mulheres do candomblé como portal de uma relação sagrada que tem o corpo como altar. Os processos de confecção e costura, considerando seus formatos e adornamentos articulados à expressão espiral do movimento que pressupõem, desenham no espaço a imagem desses corpos como espirais em movimento. O rodar das rodas dessas saias de axé torna a saia um prolongamento do corpo e expande seu movimento, expressando, assim, uma cosmopercepção espiralar em que o feminino é sublinhado como continuidade da tradição.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alissan Maria Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

    Alissan Maria da Silva é doutora (2020) e mestre (2013) em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, com pesquisas articuladas ao NEPAA, sob a orientação do Prof. Dr. Zeca Ligiéro. É especialista (lato sensu) em Diversidades Culturais e Interculturalidades: Matrizes Africanas e Indígenas na Educação Brasileira (2011, UFF) e em Educação Infantil (2007, Senac). É professora no IFFluminense – campus Campos Centro com atuação no Ensino Médio, Graduação (Licenciatura em Teatro) e Pós-Graduação (Docência na Educação Básica). Atualmente, é coordenadora acadêmica do curso de graduação em Licenciatura em Teatro. E-mail: alissan.ms@gmail.com

Referências

Akinwumi, M. Tunde. 2006. Yorùbá Identity and Power Politics, ed. Toyin Falola e Ann Genova. New York: University of Rochester Press.

Bastos, Ivana Silva. 2009. A Visão do Feminino nas Religiões Afro-brasileiras. CAOS – Revista Eletrônica de Ciências Sociais, no. 14: 156-165.

Bernardo, Teresinha. 2003. Negras, mulheres, mães: lembranças de Olga de Alaketu. Rio de Janeiro: Pallas.

Bittencourt, Renata. 2005. Modos de negra e modos de branca: o retrato “baiana” e a imagem da mulher na arte do século XIX. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Brandão, Gersonice Equede Sinha. 2016. Equede: A Mãe de Todos – Terreiro da Casa Branca, org. Alexandre Lírio e Dadá Jaques. Salvador: Barabô, Campos, Zuleica Dantas Pereira. 2015. Axós nos bastidores: uma análise da indumentária litúrgica afro-brasileira no Recife e região metropolitana. Estudos de Religião, vol. 29, no. 2: 221-236.

Castro, Olivia Feio. 2016. Guarda-roupa encantado: Espetacularidade das roupas de caboca do Terreiro Estandarte de Rei Sebastião, Outeiro, Pará. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Pará, Belém.

Correia, Paulo Petronilio. 2016. Estéticas e Performances “Odara” na cultura dos orixás. Revista Nós, Cultura, Estética e Linguagem, vol. 1, no. 1: 154-179.

Cidreira, Patrícia Pitombo. 2015. As Vestes da Boa Morte. Cruz das Almas: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Factum, Ana Beatriz Simon and Ana Maria Barbosa Nascimento. 2015. Os trajes sagrados de Nóla Araújo. In: Anais do II Congresso Internacional de Memória, Design e Moda – Moda Documenta: Museu, Memória e Design, São Paulo: Estação das Letras, vol. 2, no. 1: 282-300.

Farelli, Maria Helena. 1981. Balangandãs e Figas da Bahia: O poder mágico dos amuletos. Rio de Janeiro: Pallas.

Fu-Kiau, Kimbwandènde Kia Busenki. 1980. The African Book Without Title. Cambridge: J.P., Cambridge.

Ligiéro, Zeca. 2011. Corpo a corpo: Estudo das performances brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond.

Lima, Cláudia. 2010. A construção de poder no matriarcado na base sacerdotal afro-brasileira: normatização das Casas de Culto de Matriz Iorubá, no Recife e em Salvador, a partir de estudos em Abeokuta, na Nigéria. In: Paralellus. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, vol. 1, no. 2: 35-51.

Lody, Raul. 1997. Pano da Costa / Cadernos de Folclore 15. Brasília, DF: Fundação Nacional de Artes.

Lody, Raul. 2001. Jóias de Axé: fios-de-contas e outros adornos do corpo: a joalheria afro-brasileira. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Lody, Raul. 2003. A Roupa de Baiana. Salvador: Memorial das Baianas.

Lody, Raul. 2015. Moda e história: as indumentárias das mulheres de fé. São Paulo: Senac São Paulo.

Martins, Leda Maria. 1997. Afrografias da memória: O Reinado do Rosário no Jatobá. São Paulo: Perspectiva.

Martins, Leda Maria. 2002. Performances do tempo espiralar. In: Performance, exílio, fronteiras, errâncias territoriais e textuais, org. Graciela Ravetti e Márcia Arbex, 69-92. Belo Horizonte: Departamento de Letras Românicas, Faculdade de Letras/UFMG.

Martins, Suzana Maria Coelho. 2008. A dança de Yemanjá Ogunté sob a perspectiva estética do corpo. Salvador: EGBA.

Moura, Carlos Eugênio Marcondes. 2000. Candomblé: religião do corpo e da alma: tipos psicológicos nas religiões afrobrasileiras. Rio de Janeiro: Pallas.

Nascimento, Ana Maria Barbosa. 2016. Pespontos nos Trajes de Candomblé: os trajes sagrados de Nóla de Araújo. Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

Nogueira, Renato. 2018. Mulheres e deusas: como as divindades e os mitos femininos formaram a mulher atual. Rio de Janeiro: HarperCollins.

Oliveira, Eduardo David. 2003.Cosmovisão Africana no Brasil: Elementos da Filosofia Afrodescendente. Fortaleza: LCR.

Oyêwùmí, Oyèrónké. 2021. Visualizando o corpo: Teorias ocidentais e sujeitos africanos. In: A invenção das mulheres: Construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero, 27 – 66. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo.

Oyêwùmí, Oyèrónké. 2021. (Re)constituindo a cosmologia e as instituições socioculturais Oyó-Iorubás. In: A Invenção das Mulheres: Construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero, 69 – 131. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo.

Pereira, Hanayrá Negreiros de Oliveira. 2017. O Axé nas Roupas: indumentária e memórias negras no candomblé angola do Redandá. Dissertação de mestrado em Ciência da Religião), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Pessoa de Barros, José Flávio. 2000. Mito, Memória e História: A música sacra de Xangô no Brasil. Espaço e Cultura, no. 9-10.

Pires, Antônio Liberac Cardoso Simões. 2012. Uma “volta ao mundo” com as mulheres capoeiras: gênero e cultura negra no Brasil (1850 – 1920). In: Mulheres Negras no Brasil escravista e do pós-emancipação, org. Giovana Xavier, Juliana Barreto Farias e Flavio Gomes. São Paulo: Selo Negro Edições.

Póvoas, Ruy do Carmo. 2010. A memória do feminino no candomblé: tecelagem e padronização do tecido social do povo de terreiro. Ilhéus: Editus.

Salles, Alexandre de. 2010. Quando as mulheres têm voz: um estudo sobre raça, gênero e cidadania. Tese de doutorado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Schechner, Richard. 2003. O que é performance. O Percevejo, ano II, no. 12: 25-50.

Silva, Alissan Maria da. 2020. Saias de Axé: giro sagrado das mulheres do Candomblé. Tese de doutorado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Soares, Cecília Moreira. 1996. As ganhadeiras: mulher e resistência Negra em Salvador no século XIX. Revista Afro-Ásia, no. 17: 57-71.

Souza, Patrícia Ricardo de. 2007. Axós e Ilequês: rito, mito e a estética do candomblé. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Teixeira, Maria Lima Leão, José Flávio Pessoa de Barros e Micênio Lopes dos Santos. 1985. O rodar das rodas dos homens e dos orixás: Estudo antropológico do samba de roda e da roda de samba do candomblé. Rio de Janeiro: mimeo. (menção honrosa do Concurso Sílvio Romero de monografias de 1985).

Thompson, Robert Farris. 1998. Divine coutenance: art and altars in the black Atlantic world. In: Divine Inspiration: from Benin to Bahia. New York: Athelia Henrietta Press.

Thompson, Robert Farris. 2011. Flash of the Spirit: arte e filosofia africana e afro-americana, trad. Tuca Magalhães. São Paulo: Museu Afro Brasil.

Publicado

2023-09-01

Edição

Seção

G.I.S - Gestos, Imagens e Sons

Como Citar

Silva, Alissan Maria. 2023. “A Saia Como Portal E O Corpo Como Altar: Reflexões Em Curso Acerca Da Performance Da Saia Que Veste O Corpo No Candomblé”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 8 (1): e197825 . https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.197825.