Patrícia Monte-Mór no RCB

Autores

  • Patrícia Monte-Mór Sem registro de afiliação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.199260

Palavras-chave:

Homenagem, Entrevista, Antropologia Visual

Resumo

Patrícia Monte-Mór produziu inúmeras mostras de cinema, debates fílmicos e concedeu outras tantas entrevistas ao longo de sua trajetória como antropóloga visual e produtora cultural. Com sua partida, neste início de 2022, não poderíamos deixar de homenageá-la na seção Achados na Rede. Trata-se aqui de uma entrevista concedida há onze anos ao programa televisivo Revista do Cinema Brasileiro, por ocasião de uma das edições da Mostra Internacional do Filme Etnográfico, uma de suas muitas iniciativas que marcaram o campo da Antropologia Visual no Brasil e gerações de pesquisadores e realizadores que tem na conjunção entre antropologia e imagem seu grande interesse. As imagens desta entrevista permanecem atemporais nos lembrando de algo que ela sempre fez: difundir e pensar o cinema e a antropologia, nas suas múltiplas facetas. Um salve à Patrícia!

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia Monte-Mór, Sem registro de afiliação

    PATRÍCIA MONTE-MÓR (1956-2022) foi professora no Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde coordenou o Núcleo de Antropologia e Imagem (NAI). Foi editora da primeira revista do campo da Antropologia visual, Cadernos de Antropologia e Imagem, e atuou como coordenadora e curadora da Mostra Internacional do Filme Etnográfico. Fez parte da criação do Prêmio Pierre Verger e dedicou-se às áreas: Antropologia, com especialidade em Antropologia Visual: antropologia e imagem, história do filme etnográfico, metodologia de pesquisa audiovisual, uso da fotografia na pesquisa, história do Rio de Janeiro e a fotografia, história do documentário, documentário brasileiro.

Publicado

2022-08-30

Edição

Seção

Achados na Rede

Como Citar

“Patrícia Monte-Mór No RCB”. 2022. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 7 (1): e199260. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.199260.