Religiões, suas imagens, performances e rituais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.199261

Palavras-chave:

Religião, Imagem, Performance, Fotografia, Ritual

Resumo

Instigados pelos saberes religiosos inteligíveis e sensíveis das religiões tradicionais e das diversas formas de pertencimento espiritual que escapam à estrutura formal religiosa, mas conectam o ser humano com aquilo que ele chama de sagrado, buscamos neste dossiê construir um mapa das representações que perpassam suas imagens, suas performances que evidenciam rituais e pertencimentos sagrados. As formas expressivas ganham nuances diferenciadas em espaços religiosos, tendo em vista determinadas restrições, o que faz com que o pesquisador tenha que lançar mão de estratégias estéticas e de pesquisa diferenciadas para compor seu universo imagético e performático.  Este dossiê permeia o universo simbólico dos rituais religiosos, as digressões entre religião e política, as expressões de decolonialidade, o corpo entregue à devoção e outras análises que envolvam discussões sobre expressões sensíveis por meio de imagens, performances. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francirosy Campos Barbosa, Universidade de São Paulo

    FRANCIROSY CAMPOS BARBOSA é antropóloga, docente associada II no departamento de Psicologia, FFCLRP/USP, pós-doutora pela Universidade de Oxford (2016). Coordenadora do GRACIAS – Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes. Autora do livro Hajja, Hajja – a experiência de peregrinar (2021) entre outros; diretora do documento: Allah, Oxalá na trilha Malê (2015) entre outros disponíveis na plataforma Vimeo. E-mail: franci@ffclrp.usp.br

  • Rubens Alves da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

    RUBENS ALVES DA SILVA é Antropólogo, docente associado II, no Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação [DTGI-ECI], e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais [PPGCI-UFMG]. Doutor em Antropologia Social (com pós-doutorado); coordenador do NEPPAMCS - Núcleo de Estudos sobre Performance, Patrimônio e Mediações Culturais da UFMG. Autor dos livros A atualização de tradições: performances e narrativas afro-brasileiras (2012), Negros católicos ou catolicismo negro? Um estudo sobre a construção da identidade negra no congado mineiro (2010), entre várias outras publicações – coletâneas, artigos e capítulos de livro.  E-mail: rubssilva@gmail.com

  • Pedro Simonard, Centro Universitário Tiradentes

    PEDRO SIMONARD é antropólogo e documentarista, professor do Programa de Pós-graduação Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL, pós-doutor em antropologia pela Université Laval, québec, Canadá, autor dos livros A geração do Cinema Novo: para uma antropologia do Cinema, No rasttro do Cinema Novo, A construção da tradição no Jongo da Serrinha: uma etnografia visual do seu processo de espetacularização, entre outros, e diretor do documentários Salve jongo!, Eu venho de longe e Resistir, entre outros. E-mail: pedrosimonard@gmail.com.

Referências

Lopes, Antônio Herculano. 2007. Religião e performance ou as performances das religiões brasileiras. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa.

Ong, Walter. 1998. Oralidade e cultura escrita: a tecnologização da palavra. Campinas: Papirus.

Peixoto, Clarice, Elers. & Monte-Mór, Patrícia. 1998.2. Imagem e religião. Cadernos de Antropologia e Imagem. Rio de Janeiro, UERJ.

Schechner, Richard. 1988. Performance theory. Neww York na London: Routledge.

Turner, Victor Whitter. 1982. From ritual to theatre: the human seriousness of play. New Yirj: PAJ Pulications – a division of performing arts jornal, Inc.

Turner, Victor Whitter. 1986. Dewey, Dilthey, and Drama: An Essay in the Anthropology of Experience. In Turner, Victor, and Bruner, Edward M. (orgs). Anthropology of Experience. Urbana/Chicago: University of Illinois Press: 33-44.

Taussig, Michael. Mimesis and Alterity – a particular history of the senses. Londres: Routledge, 1993.

Zumthor, Paul. 2001. A Letra e a voz. São Paulo: Companhia das Letras.

Publicado

2022-08-30

Edição

Seção

Dossiê Religiões (Artigos)

Como Citar

“Religiões, Suas Imagens, Performances E Rituais”. 2022. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 7 (1): e199261 . https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.199261.