MEDEA: experiência em videoperformance

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.201593

Palavras-chave:

Medea, Videoperformance, Feminismos, Napedra, Motim

Resumo

Escrito em primeira pessoa, este texto tem por escopo apresentar a videoperformance MEDEA, com atuação de Luciana Lyra, direção de Ana Cecília Costa para o texto de Newton Moreno. Criada em 2021, a ação videográfica, com 18 minutos de duração, busca inspiração em imagens das xilogravuras alemãs e brasileiras, de tons expressionistas, para dar conta da densa narrativa que se desdobra acerca desta personagem icônica da tragédia grega, aqui revisitada em contexto brasileiro.  Sendo a MEDEA, nesta narrativa videoperformada, uma nordestina na diáspora ao Sudeste nacional, o trabalho acaba por denunciar o estado de opressão sofrido pelas mulheres migrantes, dando contornos feministas à ação artística, signo das atuações e encenações encampadas por Lyra, integrante do NAPEDRA (Núcleo de Antropologia, performance e drama-USP), desde 2004, e fundadora do grupo de pesquisa MOTIM – Mito, Rito e Cartografias Feministas nas Artes (CNPq-UERJ), em 2015.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Lyra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Luciana Lyra é atriz, encenadora, dramaturga e escritora. Coordenadora e docente do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), docente associada do Instituto de Artes na mesma universidade. Docente colaboradora nos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN) e na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). PhD. em Antropologia (FFLCH/USP) e em Artes Cênicas (UFRN). Mestre e doutora em artes da cena (IA/Unicamp). Líder do Grupo de Pesquisa MOTIM - Mito, Rito e Cartografias Feministas nas Artes (CNPq). Sites: https://amotinadas.wixsite.com/motim; http://www.unaluna.art.br/; http://www.lucianalyra.com.br/. E-mail: lucianalyra@gmail.com.

Referências

Motim mito rito cartografias feministas nas artes. 2022. “MEDEA – Luciana Lyra”. YouTube, 15:20. https://bit.ly/3UtuQ3g

Publicado

2023-03-31

Edição

Seção

G.I.S - Gestos, Imagens e Sons

Como Citar

“MEDEA: Experiência Em Videoperformance”. 2023. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 8 (1): e201593. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.201593.