Desdizendo a performance: macumba e a proliferação do incerto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.203031

Palavras-chave:

Macumba, Performance, Potência do Incerto, Povo da Rua, Fabulação

Resumo

Trilhando pelos caminhos da produtiva incerteza da performance enquanto prática e conceito, aqui me volto para o que se des-faz em palavras, pondo de ponta cabeça a clássica definição de Austin da força do ato performativo. O encontro nas macumbas cariocas entre entidades e clientes é marcado pela instabilidade da linguagem e pelo risco da palavras na própria busca do desvelar dos caminhos futuros na consulta com essas entidades. O encontro recente com uma entidade em que ela diz desdizer o que havia revelado à cliente me leva a refletir sobre essas consultas como um colocar em prática da potência do incerto. O ato (anti)performativo de des-dizer pode ser lido como um colocar de novo em jogo o desconhecido, deslocando cliente e entidade do aprisionamento da certeza e colocando-as de volta no movimento de fabulação que está no cerne da consulta com as entidades.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Zikán Cardoso, Universidade Federal de Santa Catarina

Vânia Zikán Cardoso é professora de antropologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenadora do Grupo de Estudo em Oralidade e Performance (GESTO), membro do Comitê Gestor e pesquisadora do INCT Brasil Plural (CNPq/Capes/Fapesc). E-mail: vania.cardoso@ufsc.br, vaniazcardoso@gmail.com

Referências

Cardoso, Vânia Zikán. 2007. Narrar o mundo: estórias do povo da rua e a narração do imprevisível. Mana, vol. 13, no. 2: 317-345. Disponível em: <https://bit.ly/3JVhf1y>. Acesso em: 27 set. 2022.

Cardoso, Vânia Zikán. 2012. Marias: a individuação biográfica e o poder das estórias. In Etnobiografia: subjetivação e etnografia, ed. Marco Antonio Gonçalves, Roberto Marques e Vânia Zikán Cardoso, 43-62. Rio de Janeiro: 7Letras.

Cardoso, Vânia Zikán. 2017. Danger of words: risk and (mis)comprehension in consultations with the spirits of the povo da rua. Vibrant, vol. 14, no. 1: 45-60. Disponível em: <https://bit.ly/40kigai>. Acesso em: 27 set. 2022.

Conquergood, Dwight. 1989. Review essay: poetics, play, process, and power: the performative turn in anthropology. Text and Performance Quarterly, vol. 9, no. 1: 82-95. Disponível em: < https://bit.ly/3JSvuUS>. Acesso em: 27 set. 2022.

Dawsey, John Cowart. 2013. Descrição tensa (tension-thick description): Geertz, Benjamin e performance. Revista de Antropologia, vol. 56, no 2: 291-320. Disponível em: <https://bit.ly/40Hvgqf>. Acesso em: 27 set. 2022.

Dawsey, John Cowart. 2005. O teatro dos “bóias-frias”: repensando a antropologia da performance. Horizontes Antropológicos, ano 11, no. 24: 15-34. Disponível em: <https://bit.ly/3FXoTag>. Acesso em: 27 set. 2022.

Dawsey, John Cowart. 2016. Sismologia da performance: palcos, tempos, f(r)icções. Cultures-Kairós, vol. 7. Disponível em: <https://bit.ly/3Kq3MQV>. Acesso em: 27 set. 2022.

Didi-Huberman, Georges. 2009. Survivance des lucioles. Paris: Les Éditions de Minuit.

Gonçalves, Renata de Sá. 2009. Resenha: festas e rituais religiosos. Religião & Sociedade, vol. 9, no. 1: 251-265. Disponível em: <https://bit.ly/3LYNM9q>. Acesso em: 27 set. 2022.

Harney, Stefano e Fred Moten. 2013. The Undercommons: fugitive planning and black study. Wivenhoe, New York, Port Watson: Minor Compositions.

Hartmann, Luciana e Jean Langdon. 2020. Tem um corpo nessa alma: encruzilhadas da antropologia da performance no Brasil. BIB, no. 91: 1-31. Disponível em: <https://bit.ly/40qboIo>. Acesso em: 27 set. 2022.

Lepecki, André. 2016. Singularities: dance in the age of performance. New York: Routledge.

McLean, Stuart, 2017. Fictionalizing anthropology: encounter and fabulations at the edges of the human. Minneapolis: University of Minnesota Press.

Mbembe, Achille. 2018. Necropolítica. São Paulo: N-1.

Nós aqui, entre o céu e a terra: Eleonora Fabião e André Lepecki, Mediação Katia Maciel. Disponível em: <https://youtu.be/6nxG09AxL34>. Acesso em: 27 set. 2022.

Reinhardt, Bruno. 2021. “When are we?” Crisis, time, and history in Brazilian aspirational fascism?. In Spiritual historicities: exploring micro-historical practices and alternative temporal directions in contemporary religiosities, Santiago, 4 a 5 nov. 2021.

Roda de Conversa com Richard Schechner. 20 anos do Núcleo de Antropologia Performance e Drama da USP. Mediação John Dawsey. Disponível em: <https://youtu.be/BtZg3zVZoyk>. Acesso em: 27 set. 2022.

Rufino, Luiz. 2019. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula.

Simas, Luiz Antonio. 2020. Macumba. Serrote, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3JVkDth>. Acesso em: 27 set. 2022.

Simas, Luiz Antônio e Luiz Rufino. 2018. Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula.

Stewart, Kathleen. 1996. A space on the side of the road: cultural poetics in an “other” America. Princeton: Princeton University Press.

Publicado

2023-05-25

Como Citar

Cardoso, Vânia Zikán. 2023. “Desdizendo a Performance: Macumba E a proliferação Do Incerto”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 8 (1). São Paulo, Brasil:e203031. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.203031.

Edição

Seção

Dossiê Mundos em Performance: Napedra 20 Anos