Memória reparadora: endereçando amnésia, performando trauma

[Tradução de John C. Dawsey]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.205060

Palavras-chave:

Performance, Trauma, Memória reparadora

Resumo

Desde o início da Covid-19, muitos de nós tivemos que lidar com o trauma da perda – a perda de vidas, o desaparecimento de meios de vida, a destruição ambiental, os pressupostos sobre responsabilidade social e política. Sem opor experiências e tratamentos de trauma individualizados e coletivos, proponho que práticas performativas de memória reparativa e performances motivadas por experiências de trauma oferecem às vítimas, aos sobreviventes e ativistas formas para responder às repercussões globais e locais da pandemia, nos estimulando a imaginar futuros de vida possíveis.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Diana Taylor, Universidade de Nova Iorque
    Diana Taylor é professora titular de Estudos de Performance e Estudos de Interpretação e do departamento de Espanhol da Universidade de Nova Iorque. Ela é autora premiada de vários livros, como Theatre of Crisis (1991), Disappearing Acts (1997), The Archive and the Repertoire (2003), Performance (2016) e ¡Presente! La política de la presencia (2020). Seus livros foram publicados em várias línguas, incluindo a versão em português de Arquivo e repertório, publicada pela Editora da Universidade Federal de Minas Gerais, em 2012. Taylor foi diretora do Instituto Hemisférico de Performance e Política, o qual ela ajudou a criar em 1998. Foi premiada com uma bolsa Guggenheim e recebeu muitos outros prêmios importantes. Em 2017, Taylor foi presidente da Modern Language Association, sendo admitida à Academia Estadunidense de Artes e Ciências no ano seguinte. diana.taylor@nyu.edu

Referências

Artaud, Antonin. 1958. The Theatre and Its Double (Mary Caroline Richards, trans.). New York: Grove Press.

Boal, Augusto. 1985. Theatre of the Oppressed. Trad. Charles A. & Maria-Odilia Leal McBride. Nova York: Theatre Communications Group.

Butler, Judith. 2004. Precarious Life: The Powers of Mourning and Violence. London, New York: Verso.

Cícero. (1942). On the Orator: Books 1-2 (E. W. Sutton, H. Rackham, trads.). Cambridge: Harvard University Press.

Cotto-Escalera, Brenda Luz. 1995. Grupo Cultural Yuyachkani. Ph. D. Dissertation, University of Texas, Austin.

Dart, Tom. 2015. Textbook passage referring to slaves as ‘workers’ prompts outcry. The Guardian, Oct 2015. Disponível em: https://www.theguardian.com/education/2015/oct/05/mcgraw-hill-textbook-slaves-workers-texas. Acesso em: 25 fev. 2023.

Durkin, Erin. 2020. NYC’s poorest neighborhoods have highest death rates from coronavirus. Politico, 18 maio 2020. Disponível em: http://bit.ly/3HHgpW1. Acesso em: 27 jan. 2023.

Farrel, Joseph. 1997. The Phenomenology of Memory in Roman Culture. The Classical Journal, vol. 92, no. 4: 373-383.

Freud, Sigmund. 1958. Remembering, Repeating and Working-Through. In The Standard Edition of the Complete Psychological Works of Sigmund Freud 1911-1913, vol. 12, 150-151. Londres: Hogarth Press.

Horowitz, David. 2001. Ten Reasons Why Reparations for Slavery is a Bad Idea for Blacks - and Racist Too. The Black Scholar: Journal of Black Studies and Research Volume 31, Issue 2: Black Election: 2000. ttps://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00064246.2001.11431145

Kolk, Bessel van der. 2014. Uncovering Secrets: The Problem of Traumatic Memory. In The Body Keeps the Score, 173-201. Londres: Penguin Books.

Lecoq, Jacques. 2003. El Cuerpo Poético: Una Pedagogía de la Creacion Teatral. Barcelona: Alba Editorial.

Micheletto, Karina. 2021. Las madres volvieron a su plaza. Página 12, 3 set. 2021. Disponível em: http://bit.ly/3WQXrk6. Acesso em: 7 set. 2021.

Nakazawa, Donna Jackson. 2015. Chilhood Disrupted: How Your Biography Becomes Your Biology, and How You Can Heal. New York: Atria.

Rancière, Jacques. 2009. The Emancipated Spectator (Gregory Elliott, trans.). London, New York: Verso.

Schechner, Richard. 1985. Between Theatre and Anthropology. Philadelphia: The University of Pennsylvania Press.

Scott, Jaschik. 2023. “Systemic” Disappeared From AP African American Studies. Inside Higher Education, Fev. 21. Disponível em: https://www.insidehighered.com/quicktakes/2023/02/21/%E2%80%98systemic%E2%80%99-disappeared-ap-african-american-studies. Acesso em: 24 fev. 2023.

Sedgwich, Eve Kosofsky. 2003. Touching Feeling. Durham: Duke University Press.

Serwer, Adam. 2020. The Coronavirus was an Emergency until Trump Found Out Who was Dying. The Atlantic, maio 2020. Disponível em: http://bit.ly/3wGEqqg. Acesso em: 27 jan. 2023.

Taylor, Diana. 1997. Disappearing Acts. Durham: Duke University Press.

Taylor, Diana. 2003. Archive and Repertoire. Durham: Duke University Press.

Taylor, Diana. 2006. Trauma and Performance: Lessons from Latin America. PMLA, v. 121, n. 5 (out.).

Yates, Frances. 1966. The Art of Memory. Londres: Routledge and Kegan Paul.

Yuyachkani; Watanabe, José. 2000. Antígona. Disponível em: http://hemi.nyu.edu/course-nyu/NYU%20fall%202006/readings/7/Yuyachkani/ANTIGONA.pdf. Acesso em: 25 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2023-04-20

Edição

Seção

T.E.R - Traduções, Entrevistas e Resenhas

Como Citar

“Memória Reparadora: Endereçando amnésia, Performando Trauma: [Tradução De John C. Dawsey]”. 2023. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 8 (1): e205060. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.205060.