Em busca da música: sobre os usos da câmera como caderno de campo em O Som dos Pássaros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.206927

Palavras-chave:

Antropologia Visual, Etnomusicologia, Diário de campo, Memória, Dengbêj

Resumo

O texto apresenta uma resenha do filme experimental O Som dos Pássaros, realizado pela antropóloga Kelen Pessuto. As filmagens foram feitas no âmbito de seu trabalho de campo do doutorado, em 2014, na Turquia. Propõe-se aqui que o filme transita entre diferentes categorias, sendo possível classificá-lo também como documentário e como diário de campo visual e sonoro. Trata-se, assim, de um filme que existe entre as fronteiras destes conceitos, assim como o povo curdo, que existe, sem Estado, entre fronteiras. A impossibilidade do campo pretendido originalmente levou Pessuto a buscar outras possibilidades de estar junto aos curdos. Esta abertura para outro campo possível, por sua vez, levou-a a encontrar um novo universo sonoro, que ela mostra ao espectador durante toda a duração do filme. Esta música, enraizada na identidade curda, é encontrada no espaço do dengbêj.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marianna Knothe Sanfelicio, Universidade de São Paulo

    Marianna Knothe Sanfelicio é mestranda em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). É graduada e licenciada em Ciências Sociais também pela USP. Atualmente faz parte do Grupo de Pesquisas de Estudos Cemiteriais do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana (LabNAU), na USP, e trabalha como assistente de produção audiovisual. Tem interesse em Antropologia Visual e Antropologia Urbana. E-mail: ma.sanfelicio@gmail.com

Referências

Appadurai, Arjun. 1996. The Production of Locality. In Modernity at large: cultural dimensions of globalization, Arjun Appadurai, 178-199. Minneapolis: University of Minnesota Press.

Didi-Huberman, Georges. 2020. Imagens apesar de tudo. São Paulo: Editora 34.

Feld, Steve. 2016. Etnomusicologia e comunicação visual. GIS – Gesto, Imagem e Som, vol. 1, no. 1: 239-279.

Pessuto, Kelen. 2017. Made in Kurdistan: etnoficção, infância e resistência no cinema curdo de Bahman Ghobadi. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Reily, Suzel Ana. 2014. A música e a prática da memória – uma abordagem etnomusicológica. Música e cultura, vol. 9: 1-18.

Reily, Suzel Ana. 2021. O musicar local e a produção musical da localidade. GIS – Gesto, Imagem e Som, vol. 6, no. 1: 1-21.

Rouch, Jean. 2003. The camera and the man. In Ciné-ethnography, ed. Steven Feld, 29-46. Minneapolis: University of Minnesota Press.

Small, Christopher. 1999. Musicking: the meanings of performance and listening. A lecture. Music Education Research, vol. 1, no. 1: 9-22.

Publicado

2023-04-20

Edição

Seção

T.E.R - Traduções, Entrevistas e Resenhas

Como Citar

“Em Busca Da Música: Sobre Os Usos Da câmera Como Caderno De Campo Em O Som Dos Pássaros”. 2023. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 8 (1): e206927. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.206927.