O musicar local e a produção musical da localidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.185341

Palavras-chave:

Musicar local, Produção da localidade, Comunidade musical, Espaço, Experiência musical

Resumo

Vivemos hoje em ambientes sonoros onde estamos expostos a uma grande variedade de estilos musicais de diversas épocas. A etnomusicologia, contudo, tem se concentrado no estudo de gêneros e práticas musicais tidas como “tradicionais” ou “próprias” ao contexto do estudo ou grupo étnico da pesquisa. Uma parcela das atividades musicais que fazem parte do dia a dia de muitas pessoas – seus “musicares locais” – podem ser ignoradas. Ao se integrarem à vida cotidiana, os musicares se tornam espaços que promovem sentimentos de pertencimento e de compromisso para com os contextos em que foram vividos e para com aqueles com quem foram compartilhados. Este artigo explora perspectivas voltadas para a relação entre estas atividades e as localidades em que ocorrem, investigando como os musicares afetam essas localidades e como são afetadas por elas. O musicar local cumpre um papel primordial na “produção de localidades” (Appadurai), evidenciando seu caráter eminentemente político.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Suzel Ana Reily, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes

    SUZEL ANA REILY é Professora Titular de Etnomusicologia do Departamento de Música do Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. Ela coordena o Projeto Temático FAPESP “O Musicar Local – novas trilhas para a etnomusicologia”. Suas publicações incluem: Voices of the Magi: enchanted journeys in southeast Brazil (Chicago, 2002) e a organização de The Oxford Handbook of Music in World Christianities (com J. Dueck, Oxford University Press, 2016) e Routledge Companion to the Study of Local Musicking (com K. Brucher, Routledge, 2018), contemplado com o 2019 Ellen Koskoff Edited Volume Prize. E-mail: sreily@unicamp.br

Referências

Appadurai, Arjun. 1996. The Production of Locality. In: Modernity at Large: Cultural Dimensions of Globalization, editado por Arjun Appadurai, 178-99. Minneapolis: University of Minnesota Press.

Bhabha, Homi. 1996. Unsatisfied: Notes on Vernacular Cosmopolitanism. In: Text and Nation, editado por Laura Garcia-Morena e Peter C. Pfeifer, 191–207. London: Camden House.

Blacking, John. 1969. Process and Product in Human Society (Inaugural Lecture). Johannesburg: Witwatersrand University Press.

Blacking, John. 1973. How Musical is Man? Seattle: University of Washington Press.

Blacking, John. 1985. Movement, Dance, Music, and the Venda Girls’ Initiation Cycle. In: Society and the Dance: The Social Anthropology of Process and Performance, editado por Paul Spencer, 64-91. Cambridge: Cambridge University Press.

Boonzajer Flaes, Rob. 2000. Brass Unbound: Secret Children of the Colonial Brass 41 Band. Amsterdam: Royal Tropical Institute.

Brucher, Katherine; Suzel Reily. 2013. The World of Brass Bands. In: Brass Bands of the World, editado por Suzel Reily and Katherine Brucher, 1-31. Aldershot: Ashgate.

Certeau, Michel de. 1998 [1980]. A invenção do cotidiano – artes de fazer. Petrópolis: Editora Vozes.

DeNora, Tia. 2000. Music in Everyday Life. Cambridge: Cambridge University Press.

Fagundes, Samuel Mendonça. 2010. Processo de transição de uma banda civil para banda sinfônica. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais.

Feld, Steven; Keith Basso (orgs.). 1996. Sense of Place. Santa Fé: School of American Research Press.

Finnegan, Ruth. 1989. The Hidden Musicians: Music-making in an English town. Cambridge: Cambridge University Press.

Giesbrecht, Érica. 2011. O passado negro: a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através de performances de legados musicais. Tese de Doutorado. Universidade de Campinas.

Jorritsma, Marie. 2016. Hidden Histories of Religious Music in a South African Coloured Community. In: The Oxford Handbook of Music and World Christianities, editado por Suzel Ana Reily & Jonathan Dueck, 228–47. New York: The Oxford University Press.

Kiddy, Elizabeth W. 2005. Blacks of the Rosary: Memory and History in Minas Gerais, Brazil. University Park: The Pennsylvania State University Press.

Kruger, Jaco. 2007. Singing Psalms with Owls: A Venda Twentieth Century Musical History Part Two: Tshikona, Beer Songs and Personal Songs. African Music, 8 (1): 36–59.

Lange, Francisco Curt. 1966. A organização musical durante o período colonial brasileiro. Coimbra: Colóquio Internacional de Estudos Luso-Brasileiros.

Lucas, Glaura. 2002. Os sons do Rosário: o congado mineiro dos Arturos e Jatobá. Belo Horizonte: Editora da UFMG.

Lyncaster, Juhli. 2014. Connecting Bodies: Re-examining Ritual Murder in Venda. Dissertação de mestrado, Carleton University, Canada.

Massey, Doreen. 1993. Questions of Locality. Geography, 78 (2): 142–49.

McNeill, Fraser; Deborah James. 2011. Singing Songs of AIDS in Venda, South Africa: Performance, Pollution and Ethnomusicology in a Neo-liberal Setting. In: The Culture of AIDS in Africa: Hope and Healing thorough Music and the Arts, editado por Gregory Barz & Judah Cohen, 193–213. Oxford and New York: Oxford University Press.

Milton, Kay. 2005. Meanings, Feelings and Human Ecology. In: Mixed Emotions: Anthropological Studies of Feeling, editado por Kay Milton & Maruška Svašek, 25-41. Oxford: Berg.

Mugovhani, Ndwamato George; Madimabe Geoff Mapaya. 2014. Towards Contestation of Perceptions, Distortions and Misrepresentations of Meanings, Functions and Performance Contexts in South African Indigenous Cultural Practices. Mediterranean Journal of Social Sciences, 5 (27): 1201–206.

Neves, José Maria. 1997. Música sacra mineira: catálogo de obras. Rio de Janeiro: FUNARTE.

Pimentel, Hellem. 2020. Dos bastidores ao palco: o teatrar-musicar do grupo Ponto de Partida. Tese de doutorado. Universidade de Campinas.

Reily, Suzel Ana. 2002. Voices of the Magi: Enchanted Journeys in Southeast Brazil. Chicago: The University of Chicago Press.

Reily, Suzel Ana. 2006. Remembering the Baroque Era: Historical Consciousness, Local Identity and the Holy Week Celebrations in a Former Mining Town in Brazil. Ethnomusicology Forum, v. 15, p. 39-62.

Reily, Suzel Ana. 2011. A Experiência Barroca e a Memória Local na Semana Santa de Minas Gerais. Per Musi, 24: 43-53. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992011000200006

Reily, Suzel Ana. 2013. Music, Minas, and the Golden Atlantic. In: The Cambridge History of World Music, editado por Philip Bohlman, 223-52. Cambridge: Cambridge University Press.

Reily, Suzel Ana; Rose Satiko Hikiji; Flávia Toni Camargo. 2016. Projeto Temático FAPESP 2016/05318-7 “O musicar local – novas trilhas para a etnomusicologia”. Projeto submetido à FAPESP, São Paulo.

Rezende, Francisco de Paula Ferreira de. 1987. Minhas recordações. Belo Horizonte: Imprensa Oficial.

Sakakeeny, Matt. 2010. “Under the Bridge”: An Orientation to Soundscapes in New Orleans. Ethnomusicology, 54(1): 1-27.

Shelemay, Kay Kaufman. 2011. Musical Communities: Rethinking the Collective in Music. Journal of the American Musicological Society, 64(2): 349-90.

Small, Christopher. 1998. Musicking: The Meanings of Performance and Listening. Middletown, Ct: Wesleyan University Press.

Smith, Mick et al. 2009. Geography and Emotion – Emerging Constellations. In: Emotion, Place and Culture, editado por Mick Smith et al, 1-19. Aldershot: Ashgate.

Turino, Thomas. 1993. Moving away from Silence: Music of the Peruvian Altiplano and the Experience of Urban Migration. Chicago: The University of Chicago Press.

Turino, Thomas. 2008. Music as Social Life: The Politics of Participation. Chicago: The University of Chicago Press.

Valladão, Alfredo. 1940. Campanha da Princesa. vol. 4. Rio de Janeiro: Leuzinger.

Williams, Raymond. 1977. Maxism and Literature. Oxford: Oxford University Press.

Publicado

2021-06-28

Edição

Seção

Dossiê Musicar Local

Como Citar

“O Musicar Local E a produção Musical Da Localidade”. 2021. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 6 (1): e-185341. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.185341.