A antropologia inquieta de Victor Turner

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.202437

Palavras-chave:

Victor Turner, Ritual, Drama, Performance, Etnografia

Resumo

A partir de uma visão geral da formação e obra de Victor Witter Turner e de sua recepção pela antropologia brasileira iniciada nos anos 1970, o artigo focaliza o livro Schism and Continuity in an African Society, de 1957, resultante da pesquisa realizada pelo casal Turner na primeira metade dos anos 1950 entre os Ndembu, habitantes do noroeste da atual Zâmbia. Argumenta-se que o impulso propulsor da criativa inquietude que caracteriza a obra de Turner pode ser apreendido por meio de uma leitura etnográfica do conceito de drama social, em meio ao qual a noção de ritual emerge como potente contracorrente narrativa. O foco nessa noção permite indicar desdobramentos conceituais futuros do autor nos quais a etnografia dos Ndembu veio dialogar com temas como a brancura da baleia do romance Moby Dick de Herman Melville, as sagas nórdicas, as peregrinações católicas, as ordens franciscanas, o movimento hippie e as performances teatrais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti é Mestre e Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e professora titular na UFRJ, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA). Coordena o Núcleo de Estudos Ritual e Sociabilidades Urbanas (Risu) no PPGSA/UFRJ. E-mail: cavalcanti.laura@gmail.com / www.marialauracavalcanti.com.br

Referências

Cavalcanti, Maria Laura Viveiros de Castro. 2006. Carnaval carioca: dos bastidores ao desfile. 3a ed. Rio de Janeiro: EdUFRJ.

Cavalcanti, Maria Laura Viveiros de Castro. 2014. Introdução. In Ritual e performance: 4 estudos clássicos, ed. Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti, 9-19 Rio de Janeiro: 7Letras.

Cavalcanti, Maria Laura Viveiros de Castro. 2018. O ritual e a brincadeira: rivalidade e afeição no bumbá de Parintins, Amazonas. Mana: estudos de antropologia social. vol. 24, no1: 9-38.

Cavalcanti, Maria Laura Viveiros de Castro. 2020. Drama, ritual e performance: a antropologia de Victor Turner. Rio de Janeiro: Mauad X.

Cavalcanti, Maria Laura Viveiros de Castro. 2022. Rivalidade e afeição: ritual e brincadeira no bumbá de Parintins, Amazonas. Manaus: UEA Autografia.

DaMatta, Roberto. 1973. Ensaios de antropologia estrutural. Petrópolis: Vozes.

DaMatta, Roberto. 1979. Carnavais, malandros e heróis. Rio de Janeiro: Zahar.

DaMatta, Roberto. 2000. Individualidade e liminaridade: considerações sobre os ritos de passagem e a modernidade. Mana: estudos de antropologia social, vol. 6, no. 1): 7-29.

Dawsey, John. 2005a. Victor Turner e a antropologia da experiência. Cadernos de Campo, vol. 13, no. 13: 163-176.

Dawsey, John. 2005b. O teatro dos boias-frias: repensando a antropologia da performance. Horizontes Antropológicos, vol. 11, no. 24: 15-34.

Dawsey, John. 2013. Tonatzin: Victor Turner, Walter Benjamin e antropologia da experiência. Sociologia & Antropologia, vol. 3, no. 6: 379-410.

Dawsey, John. 2021. Victor Witter Turner, Kavula! Sociologia & Antropologia, vol. 11, no. 3: 1107-1011.

De Boeck, Filip and Rene Devisch. 1994. Ndembu, Lunda and Yaka divination compared: from representation and social engeneering to embodiment and worldmaking. Journal des Réligions Africaines, vol. 24, no. 2: 1-23.

Deflem, Mathieu. 1991. Ritual, anti-structure, and religion: a discussion of Victor Turner’s processual symbolic analysis. Journal for the Scientific Study of Religion, vol. 30, no. 1: 1-25.

Dilthey, Wilhelm. 2010. Filosofia e educação. São Paulo: Edusp.

Durkheim, Émile. 1912/1996. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes.

Engelke, Mathew. 2004. The endless conversation: fieldwork, writing, and the marriage of Victor Turner and Edith Turner. In Significant others: interpersonal and professional commitments in anthropology, ed. Richard Handler, 6-49. Madison, WI: The University of Wisconsin Press.

Evans-Pritchard, Edward Evan. 1956. Nuer religion. Oxford: Oxford University Press.

Evans-Pritchard, Edward Evan. 2005. Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Evans-Pritchard, Edward Evan. 2014. A dança. In Ritual e performance: 4 estudos clássicos, ed. Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti, 21-38. Rio de Janeiro: 7Letras.

Fortes, Meyer. 1945. The dynamics of clanship among the Tallensi. Oxford: Oxford University Press.

Fortes, Meyer. 1949. The web of clanship among the Tallensi. Oxford: Oxford University Press.

Fortes, Meyer. 1987. Religion, morality and the person: essays on Tallensi religion. Cambridge: Cambridge University Press.

Fortes, Meyer. 2014. Festivais, rituais e coesão social no interior da Costa do Ouro. In Ritual e performance: 4 estudos clássicos, ed. Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti, 39-58. Rio de Janeiro: 7Letras.

Freud, Sigmund. 1900/1997. The interpretation of dreams. New York: Avon Books.

Geertz, Clifford. 1997. O saber local. Petrópolis: Vozes.

Gluckman, Max. Prefácio. 1957/1996. In Schism and continuity in an African society, ed. Victor Witter Turner, XV-XX. Manchester: Manchester University Press.

Gluckman, Max. 1961. Les rites de passage. In Essays on the ritual of social relations, ed. Max Gluckman, 1-52. Manchester: Manchester University Press.

Gluckman, Max. 1963. Order and rebellion in tribal Africa. London: Cohen & West.

Gluckman, Max. 1974. Ritos de rebelião. Cadernos de Antropologia, no. 4.

Gluckman, Max. 1990. O material etnográfico na antropologia social inglesa. In Desvendando máscaras sociais, org. Alba Zaluar, 64-76. Rio de Janeiro: Francisco Alves.

Goffman, Erving. 1985. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes.

Green, André. 1973. Le discours vivant. Paris: Presses Universitaires de France.

Grimes, Ronald L. 1990. Victor Turner’s definition, theory and sense of ritual. In Victor Turner and the construction of cultural criticism: between literature and anthropology, ed. Kathleen Ashley, 141-146. Bloomington, IN: Indiana University Press.

Harrison, Jane Ellen. 1908. Prolegomena to the study of Greek religion. Cambridge: Cambridge University Press.

Kuper, Hilda. 1944/2014. Um ritual de realeza entre os Suazi. In Ritual e performance: 4 estudos clássicos, ed. Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti, 59-102. Rio de Janeiro: 7Letras.

Langer, Susanne. 1953/2003. Sentimento e forma. São Paulo: Perspectiva.

Leopoldi, José Sávio. 1978. Escola de samba, ritual e sociedade. Petrópolis: Vozes.

Lienhardt, Godfrey. 1961. Divinity and experience: the religion of the Dinka. Oxford: Oxford University Press.

Maggie, Yvonne. 1975. Guerra de Orixá: um estudo de ritual e conflito. Rio de Janeiro: Zahar.

Malinowski, Bronislaw. 1922/1976. Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Abril Cultural.

Manning, Frank E. 1990. Victor Turner’s career and publication. In Victor Turner and the construction of cultural criticism: between literature and anthropology, ed. Kathleen Ashley, 170-177. Bloomington, IN: Indiana University Press.

Melville, Herman. 1992. Moby-Dick or the whale. New York: Penguin Books.

Pritchett, James A. 2001. The Lunda-Ndembu: style, change and social transformation in South Central Africa. Madison, WI: University of Wisconsin Press.

Radcliffe-Brown, Alfred Reginald. 2013. Estrutura e função na sociedade primitiva. Petrópolis: Vozes.

Richards, Audrey. 1956/1982. Chisungu: a girl’s initiation ceremony among the Bemba of Zambia. Londres: Routledge.

Rocha, Everardo e William Corbo. 2021. Resenha de Drama, ritual e performance: a antropologia de Victor Turner, de Maria Laura Cavalcanti. Mana, vol. 27, no. 3.

Schechener, Richard. 1987. Preface: Victor Turner’s last adventure. In The anthropology of performance, ed. Victor Turner, 7-20. Nova York: PAJ.

Schechener, Richard. 2001. Pontos de contato entre o pensamento antropológico e teatral. Cadernos de Campo, vol. 20, no. 20: 213-236.

Schumaker, Lyn. 2001. Africanizing anthropology. Durham: Duke University Press.

Silva, Rubens Alves. 2005. Entre ‘artes’ e ‘ciências’: as noções de performance e drama no campo das ciências sociais. Horizontes Antropológicos, vol. 11, no. 24: 35-65.

Steil, Carlos. 1996. O sertão das romarias: um estudo antropológico do santuário de Bom Jesus da Lapa, Bahia. Petrópolis: Vozes.

St. John, Graham. 2008a. Introduction. In Victor Turner and contemporary cultural performance, ed. Graham St. John, 1-37. New York: Bergham Books.

St. John, Graham. 2008b. Victor Turner and contemporary cultural performance. New York: Bergham Books.

Turner, Edith. 1987. The spirit and the drum: a memoir of Africa. Tucson, AZ: Arizona University Press.

Turner, Victor W. 1957/1996. Schism and continuity in an African society. Manchester: Manchester University Press.

Turner, Victor W. 1962. Three symbols of passage in Ndembu circumcision ritual: an interpretation. In Essays on the ritual of social relations, org. Daryll Forde, Meyer Fortes, Max Gluckman, Victor W. Turner, 124-173. Manchester: Manchester University Press.

Turner, Victor W. 1967/2005. Floresta de símbolos: aspectos do ritual Ndembu. Niterói: EdUFF.

Turner, Victor W. 1968. The drums of affliction: a study of religious processes among the Ndembu of Zambia. Oxford: Oxford University Press.

Turner, Victor W. 1969/1974. O processo ritual: estrutura e antiestrutura. Petrópolis: Vozes.

Turner, Victor W. 1975. Revelation and divination in Ndembu ritual. Ithaca, NY: Cornell University Press.

Turner, Victor W. and Edith Turner. 1978. Image and pilgrimage in christian culture. New York: Columbia University Press.

Turner, Victor W. 1982. From ritual to theatre: the human seriousness of play. New York: PAJ.

Turner, Victor W. 1985. On the edge of the bush: the anthropology of experience. Tucson, AZ: Arizona University Press.

Turner, Victor W. 1986. Dewey, Dilthey and Drama: an essay in the anthropology of experience. In The anthropology of experience, ed. Victor W. Turner and Edward M. Bruner, 33-44. Urbana, IL: University of Illinois Press.

Turner, Victor W. 1987a. Carnival in Rio: dyonysian drama in an industrializing society. In The anthropology of performance, ed. Victor W. Turner, 123-138. New York: PAJ.

Turner, Victor W. 1987b. Social dramas in Brazilian umbanda: the dialetics of meaning. In The anthropology of performance, ed. Victor W. Turner, 33-71. New York: PAJ.

Turner, Victor W. 1987c. The anthropology of performance. New York: PAJ.

Turner, Victor W. 1987d. The anthropology of performance. In The anthropology of perfomance, ed. Victor W. Turner, 72-98. New York: PAJ.

Turner, Victor W. 2005. Dewey, Dilthey e drama: um ensaio em antropologia da experiência. Trad. Herbert Rodrigues. Cadernos de Campo, vol. 13, no. 13: 177-185.

Turner, Victor W. 2008. Drama, campos e metáforas. Niterói: EdUFF.

Turner, Victor. 2017. Do ritual ao teatro: a seriedade humana do brincar. Rio de Janeiro: EdUFRJ.

Van Gennep, Arnold. 1909/1969. The rites of passage. Chicago, IL: Chicago University Press.

Vogel, Arno, Marco Antonio Mello e José Felipe Barros. 1998. Galinha d’Angola: iniciação e identidade na cultura brasileira. Rio de Janeiro: Pallas.

Weber, Donald. 1995. From limen to border: a meditation on the legacy of Victor Turner. American Quarterly, vol. 47, no. 3: 525-536.

Wilson, Monica. 1954/2014. Ritual e simbolismo entre os Nyakyusa. In Ritual e performance: 4 estudos clássicos, ed. Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti, 103-122. Rio de Janeiro: 7Letras.

Wilson, Monica. 1957. Rituals of kinship among the Nyakusa. Oxford: Oxford University Press.

Publicado

2023-03-31

Edição

Seção

Dossiê Mundos em Performance: Napedra 20 Anos

Como Citar

Cavalcanti, Maria Laura Viveiros de Castro. 2023. “A Antropologia Inquieta De Victor Turner”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 8 (1): e202437. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2023.202437.