Mundaréu: um podcast de Antropologia como uma ferramenta polivalente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.172390

Palavras-chave:

Podcast, Antropologia, Divulgação científica

Resumo

Este artigo trata de caracterizar o processo de criação do Mundaréu, um dos primeiros podcasts de Antropologia lançados no país. Ele é produzido em parceria entre o Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo (LABJOR) na Universidade Estadual de Campinas e o Departamento de Antropologia na Universidade de Brasília. O artigo discute o que é podcast, podcasting, podosfera, podcasts como divulgação científica, e o formato de podcasting em Antropologia para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Apresenta e reflete sobre as etapas de produção do Mundaréu e seu processo de criação no último biênio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Soraya Fleischer, Universidade de Brasília

    Soraya Fleischer é Professora do Departamento de Antropologia (DAN) da Universidade de Brasília (UnB). Junto com Daniela Manica (Universidade Estadual de Campinas), coordena o Mundaréu; é membro do Coletivo de Antropologia e Saúde Coletiva (CASCA) da UnB; e editora executiva do Anuário Antropológico, periódico do DAN/UnB. E-mail: soraya@unb.br

  • Julia Couto da Mota, Universidade de Brasília

    Julia Couto da Mota é graduanda em Ciências Sociais na Universidade de Brasília (UnB). E-mail: ailujliacouto@gmail.com

Referências

Aguiar, Lisiane Machado e Luan Correia Cunha Santos. 2018. Podcast antropofágico: uma proposta metodológica para produções sonoras em comunicação. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, pp. 1-388–416.

Charon, Rita. 2006. Narrative medicine: Honoring the stories of illness. New York: Oxford University Press.

Fleischer, Soraya. 2018. Por mais experimentos de escrita antropológica. Resenha do livro Crumpled Paper Boat: Experiments in Ethnographic Writing, de Anand Pandian e Stuart McLean (orgs.). Revista de Antropologia 61(2), pp. 208-213.

Fleischer, Soraya. Professoras usam o podcast para divulgar a Antropologia. Entrevista. https://dissertacaosobredc.blogspot.com/2020/06/entrevista-professores-usam-o-podcast.html (acessado 06/2020).

Fleischer, Soraya e Daniela Manica. Ativando a escuta em tempos pandêmicos. Boletim da Anpocs “Ciências sociais e o Coronavírus”. http://anpocs.org/index.php/publicacoes-sp-2056165036/boletim-cientistas-sociais/2409-boletim-cientistas-sociais-n-78 (acessado em 07/07/2020).

Foschini, Ana Carmen e Roberto Romano Tadde. 2006. Coleção Conquiste a rede. Blog.

Freire, Eugênio Paccelli Aguiar. 2013. Podpesquisa: análise educativa de uma pesquisa sobre podcasts. Poiésis. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação,7(11), pp. 149-167

Freire, Eugênio Paccelli Aguiar. 2015. Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma Perspectiva freinetiana. Revista Brasileira de Educação, 20(63), pp. 1033-1056

Guerrero, Boris Quintana, Carolina Parra Duque e Johanna Paola Riaño Peña. 2017. El podcast como herramienta para la innovación en espacios de comunicación universitarios. Anagramas-Rumbos y sentidos de la comunicación-, v. 15, n. 30, pp. 81-100.

Günther, Luisa. 2013. Experiências (des)compartilhadas: arte contemporânea e seus registros. 402 f., il. Tese de Doutorado em Sociologia, Universidade de Brasília, Brasília.

Haraway, Donna. 2016. Staying with the trouble: making kin in the Chthulucene. Durham: Duke University Press.

Howell, Signe. 2010. Norwegian Academic Anthropologists in Public Spaces. Special issue “Engaged Anthropology: Diversity and Dilemmas”. Current Anthropology 51(S2), pp. S269-S277.

Kwok, Roberta. 2019. Listen up. Nature 565, pp. 387-389.

Lenharo, Isadora e Lopes Cristovão. 2016. Podcast, participação social e desenvolvimento. Educação em Revista, v. 32, n. 01, pp. 307-335.

Luiz, Lucio (org). 2014. Reflexões sobre o podcast. Nova Iguaçu, RJ: Marsupial Editora.

Manica, Daniela, Regina Goldenberg e Karina Asensi. 2018. CeSaM, as células do sangue menstrual: gênero, tecnociência e terapia celular. Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares, UERJ, v. 20. p. 93-113.

Mundaréu. Produção de Daniela Manica e Soraya Fleischer. Podcast. <https://mundareu.labjor.unicamp.br/>.

Otero, Teresa Piñeiro e David Caldevilla Domínguez. 2011. Podcasting didáctico. Una aproximación a su uso en el ámbito de la universidad española. Sapiens. Revista Universitaria de Investigación, v. 12, n. 2, pp. 14-30.

Primo, Alex. 2006. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. In: XIXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação; 2006, Brasília. Anais.

Sanjek, Roger. 2015. Conclusion. ____ (org.). Mutuality. Anthropology’s changing terms of engagement. Philadelphia: University of Pennsylvania Press.

Vicente, Eduardo. 2018. Do rádio ao podcast: as novas práticas de produção e consumo de áudio. Emergências Periféricas em Práticas Midiáticas, pp. 87-107

Antropólis. https://anchor.fm/antropolis

Antropologia e pandemia. https://podcasts.apple.com/br/podcast/ifch-unicamp/id1515018287

AntropoLógicas. http://www.ufpe.br/ppga/noticias/

Benzina. https://open.spotify.com/show/0eYpoEXySk4pSUvGLinjxn

Cientistas sociais e o coronavírus. https://anchor.fm/cienciassociaisecorona/episodes/Cincias-Sociais-e-Coronavirus---Profissionais-de-sade-ecpqsn

Conversas da Kata. https://open.spotify.com/show/4tE4GKroc70uE8wkdEsNjK

Conversas In(convenientes). https://anchor.fm/podcast-conversas-inconvenientes

Mundaréu. https://mundareu.labjor.unicamp.br/

Observantropologia. https://www.facebook.com/observantropologia/

Poéticas sociais. https://open.spotify.com/show/5vhBPyoPu6VvHRCWYuUKlX

Selvagerias. https://selvageriaspodcast.org/

Terebentina. https://open.spotify.com/show/1juwqYHivikTthCLpXxyR8

Publicado

2021-01-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Fleischer, Soraya, e Julia Couto da Mota. 2021. “Mundaréu: Um Podcast De Antropologia Como Uma Ferramenta Polivalente”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 6 (1): e-172390. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.172390.