Dinâmica de Perícia em Local de Crime na Disciplina de Odontologia Forense da FO-USP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i1p77-81Palavras-chave:
Odontologia, Odontologia Legal, Metodologia de Ensino.Resumo
Na disciplina de Odontologia Forense da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FO-USP), um modelo de ensino construtivista, que se vale de práticas de dinâmica de grupo e de estudo de caso, busca reunir conhecimentos adquiridos na disciplina e em outras matérias que compõem o currículo da graduação em odontologia. Após uma aula expositiva e leitura prévia de uma apostila no ambiente virtual de aprendizagem, os alunos são divididos em equipes e realizam uma dinâmica de “local de crime”, que consiste em observar, descrever, registrar e emitir um relatório estruturado, fatores que se assemelham com o cotidiano clínico do cirurgião-dentista. Atualmente, um número crescente de profissionais vem demonstrando interesse nas carreiras forenses, e a disciplina tem por objetivo preparar o aluno para esse campo de trabalho multidisciplinar. Este relato visa a demonstrar as técnicas utilizadas e os resultados obtidos nos últimos anos com a aula prática pericial em ambiente de graduação.Referências
ANDRE, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudo de caso: seu potencial na educação. Cad. Pesqui., São Paulo, n. 49, maio 1984 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741984000200006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 29 jun. 2016.
BARRON, Brigid. “Achieving Coordination in Collaborative Problem-Solving Groups”. The Journal of the Learning Sciences, vol. 9, n. 4, 2000, pp. 403–436.
GOMES, Paulo de Tarso & POZZEBON, Paulo Moacir Godoy. “Técnicas de Dinâmica de Grupo”. In: CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de (org.). Construindo o Saber – Metodologia Científica: Fundamentos e Técnicas. 2ª ed. Campinas: Papirus; 1989, pp. 129-135.
MATTAR, João. “Aprendizagem em Ambientes Virtuais: Teorias, Conectivismo e MOOCs”. TECCOGS, n. 7, 2013, pp. 20-40.
NOGI, Fábio Massaharu. Internet como Ferramenta de Apoio Pedagógico no Processo de Ensino-Aprendizagem em Odontologia Legal. 133 p. Dissertação (Mestrado em Odontologia) – Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo, 2005.
SCHUNK D. H. P. Learning Theories: An Educational Perspective. 6ª ed. Boston: Pearson, 2011, pp. 229-280.
SIEMENS, George. “Conectivismo: Uma Teoria de Aprendizagem para a Idade Digital”, 2004. Disponível em <https://www.academia.edu/7573922/CONECTIVISMO_Uma_Teoria_de_Aprendizagem_para_a_Ida-de_Digital>. Acessado em 22 jun. 2016.
TOCCHETTO, Domingos & STUMVOLL, Victor Paulo. Criminalística. 6ª ed. Campinas: Millenium Editora, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) mantém(êm) os direitos sobre o artigo ou relato. Todavia, a publicação deste em Grad+ implica, de modo automático, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais tão somente para a primeira edição de tal texto, sem pagamento por parte do periódico;
• Depois da primeira publicação de seu artigo ou relato na revista, o(s) autor(es) tem(êm) autorização para efetuar contratos adicionais, independentes do periódico, com vistas à divulgação do trabalho em questão por outros meios. Para tanto, deve(m) fazer a citação completa do texto de modo a incluir o nome da publicação original;
• Não só se autoriza, como se estimula, o(s) autor(es) de um artigo já publicado a distribuir(em) seu trabalho online (pelos mais variados canais), sempre com as devidas citações da primeira edição.