Reestruturação Curricular na Faculdade de Medicina da USP: Integrando Conteúdos e Valorizando Competências
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i1p95-99Palavras-chave:
Currículo, Medicina, Integração, Currículo Baseado em Competências.Resumo
Buscando o contínuo aprimoramento de seu processo de ensino-aprendizagem, a Faculdade de Medicina da USP desenvolveu, no período de 2011 a 2014, um conjunto amplo de atividades visando à reestruturação curricular do curso médico mediante a adoção de um currículo baseado em competências. Esse processo envolveu: (a) uma etapa preliminar que incluiu avaliação curricular externa e formação de oito grupos de trabalho temáticos com o objetivo de integrar conteúdos correlatos e (b) uma etapa de estruturação na qual foram desenvolvidos os conceitos e estratégias de integração básico-clínica, internato, avaliação, governança e capacitação docente. Discutiu-se amplamente todo o processo com a comunidade por meio de reuniões departamentais, congregações temáticas e reuniões de grupos de trabalho. Por aclamação, a congregação da FMUSP aprovou, em 2014, a nova estrutura, a qual teve sua implementação iniciada para os ingressantes em 2015.Referências
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