Utilização de Metodologia Ativa de Ensino nas Aulas Práticas de Anatomia

Autores

  • Cesar Alexandre Fabrega Carvalho Universidade de São Paulo. Instituto de Ciências Biomédicas. Departamento de Anatomia Faculdade de Medicina de Jundiaí. Departamento de Morfologia e Patologia Básica

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p117-121

Palavras-chave:

Anatomia Humana, Metodologia Ativa de Ensino, Aprendizagem.

Resumo

As estratégias pedagógicas adotadas na prática do ensino da Anatomia têm reduzido o processo de aprendizagem à simples memorização da Nomina Anatômica. O objetivo do presente trabalho foi o de avaliar a eficácia do emprego de metodologia ativa de ensino nas aulas práticas de Anatomia. Utilizaram-se situações-problema para serem resolvidas em equipe formada por sorteio. Cada equipe recebeu um formulário contendo: enunciados de casos, questões e nomes de estruturas anatômicas. Um tempo foi estabelecido para a resolução dos casos. Ao término de tal período, as equipes apresentaram as respostas de cada situação-problema com mediação do professor. A metodologia em questão tem sido adotada há cinco anos, nos diferentes cursos da área da Saúde. Verificou-se ao longo desse período maior motivação dos estudantes na busca ativa do aprendizado, maior índice de presença em aulas, além do desenvolvimento do espírito de equipe. Em conclusão, a metodologia aplicada nas aulas práticas de Anatomia promoveu resultados positivos em relação às avaliações e, principalmente, na aprendizagem efetiva do conteúdo pelo estudante.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

CARVALHO, Cesar Alexandre Fabrega. Utilização de Metodologia Ativa de Ensino nas Aulas Práticas de Anatomia. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 3, p. 117–121, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i3p117-121. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/123866.. Acesso em: 19 abr. 2024.