A Utilização de Vídeos no Ensino: Uma Experiência Prática com Alunos de Graduação

Autores

  • Vinícius Cooper-Capetini Departamento de Fisiologia e Biofísica, Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo
  • Amanda Gomes Pereira Departamento de Ciências Básicas, Universidade Estadual Paulista
  • Bruna Bezerra Lins Departamento de Fisiologia e Biofísica, Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo
  • José Sinésio Silva-Junior Departamento de Fisiologia e Biofísica, Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo
  • Leonardo Vinícius Monteiro de Assis Departamento de Fisiologia, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo
  • Luciana Tocci Belpiede Departamento de Fisiologia e Biofísica, Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo
  • Marcos Rodrigo Jerônimo da Costa Departamento de Fisiologia, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo
  • Patrícia Pereira Nunes Departamento de Fisiologia e Biofísica, Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo
  • Regiane Cardoso Castelo-Branco Departamento de Fisiologia e Biofísica, Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo
  • Maria Tereza Nunes Departamento de Fisiologia e Biofísica, Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i2p107-113

Palavras-chave:

Vídeo. Ensino de fisiologia endócrina. Educação. Graduação

Resumo

O ensino de fisiologia endócrina faz parte do currículo dos estudantes da área de Ciências Biomédicas. Contudo, em função da necessidade de um conjunto de conhecimentos bem fundamentados de Biologia Celular, Molecular e Bioquímica, há dificuldade na assimilação desse tópico, principalmente por alunos dos primeiros dois anos de graduação, o que cria a necessidade do uso de diferentes estratégias de ensino-aprendizagem para a apropriação desses conhecimentos. Quando empregado de forma coerente com a proposta pedagógica, o vídeo em sala de aula pode ser uma ferramenta útil para a superação dessa dificuldade. Com esse intuito nos propusemos a utilizar essa estratégia junto aos alunos do primeiro semestre de graduação da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, como uma atividade em grupo em sala de aula, a fim de motivá-los a desenvolver uma leitura crítica da mídia em relação ao conteúdo de Fisiologia Endócrina, mais especificamente de fisiologia das glândulas adrenais e do metabolismo do cálcio e do fósforo. Com a introdução dos vídeos em sala de aula, tornaram-se notórios o maior interesse e o envolvimento dos alunos na realização das atividades propostas, possibilitando: (a) melhor aproveitamento do conteúdo previamente trabalhado em sala de aula, o que certamente facilitou o aprendizado; e (b) o estabelecimento de correlações entre fatos do cotidiano e a liberação e ação de hormônios naquele contexto determinado.

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Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

COOPER-CAPETINI, Vinícius et al. A Utilização de Vídeos no Ensino: Uma Experiência Prática com Alunos de Graduação. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 2, p. 107–113, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i2p107-113. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/124018.. Acesso em: 19 abr. 2024.