Aulas Laboratoriais de Geografia: Proposições para o Ensino de Graduação

Autores

  • Maria Eliza Miranda Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i1p67-73

Palavras-chave:

Formação Intelectual, Geografia, Metodologia Ativa, Ensino de Graduação

Resumo

A cultura científica acadêmica atualmente está enfrentando inúmeros desafios que envolvem, entre outros aspectos, a fragmentação do conhecimento e a diluição de sua essência, dificultando a aptidão natural, a propensão e o potencial próprios dos ingressantes na universidade para contextualizar e englobar o conhecimento a fim de apreender sua complexidade. A metodologia das aulas laboratoriais visa a articular o campo de conhecimento específico, no caso aqui, a Geografia, e o conhecimento geral psicológico e pedagógico, necessários à atuação docente e discente no ambiente acadêmico, desenvolvendo habilidades de reflexão, de pesquisa e de utilização de tecnologias e diversas linguagens no ensino e aprendizagem em nível de graduação. As aulas laboratoriais se configuram como um exercício de independência intelectual e de trabalho colaborativo, que resultam em diferentes entendimentos acerca da natureza do papel docente e discente na universidade, que valoriza a vivência acadêmica do aluno e mobiliza a aprendizagem das relações entre teoria-prática-plano, favorecendo a formação de um sujeito ativo (capaz de fazer escolhas), dialógico na relação com os outros e crítico em relação às tendências que valorizam o individualismo e a efemeridade da vida social e política

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Publicado

2017-04-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aulas Laboratoriais de Geografia: Proposições para o Ensino de Graduação. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 67–73, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i1p67-73. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/129481.. Acesso em: 28 mar. 2024.