Estruturação do PBL para Aplicação em Disciplinas do Curso de Graduação em Administração

  • Roberto Portes Ribeiro Universidade Federal de Santa Maria
  • Adriana Backx Noronha Viana Universidade de São Paulo
Palavras-chave: PBL, Curso de Administração, Ensino.

Resumo

As dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de disciplinas do curso de graduação em Administração motivam a busca por iniciativas capazes de proporcionar um ambiente de aprendizagem flexível que integre teoria e prática empresarial, conforme propõem as Diretrizes Curriculares do curso de Administração. Esta pesquisa tem por objetivo identificar as definições conceituais e estabelecer os procedimentos operacionais para subsidiar a estruturação do PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) no processo de ensino-aprendizagem de Administração. O método de pesquisa com ênfase em uma abordagem qualitativa de caráter descritivo envolveu levantamento bibliográfico, entrevista e observação, a fim de identificar definições conceituais que subsidiem a estruturação do PBL para aplicação em disciplinas do curso de graduação em Administração. Dadas as limitações em aplicar o PBL a uma disciplina, considera-se que essa iniciativa gerou resultados no sentido do entendimento e da estruturação da aplicação do método no contexto proposto, de maneira a fornecer bases para futuros estudos e estruturação do curso de Administração utilizando-se integralmente do método.
Publicado
2018-06-15
Como Citar
Ribeiro, R., & Viana, A. (2018). Estruturação do PBL para Aplicação em Disciplinas do Curso de Graduação em Administração. Revista De Graduação USP, 3(1), 39-47. https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i1p39-47
Seção
Artigos