Mediação Tecnológica na Educação: Os Aportes Teóricos e Práticos da Educomunicação para a Educação a Distância

  • Marciel Aparecido Consani Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Comunicação e Artes
Palavras-chave: Mediação Tecnológica, Educomunicação, Escola Pública, Educação Mediática, Formação Docente.

Resumo

Desde que os computadores foram introduzidos na educação e, principalmente, com a disseminação da internet nas escolas, diversas abordagens teóricas e práticas passaram a orientar o trabalho dos educadores nas interfaces entre Tecnologia, Mídia e Educação. O momento atual reflete as contradições – mas também a convergência – entre várias concepções, as quais podem buscar se afirmar hegemonicamente ou estabelecer pontes interdisciplinares e transversais entre si. O Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (NCE-ECA/USP) – cujo objeto de estudo central é o campo da Educomunicação – tem oferecido uma contribuição substancial no desenvolvimento do conceito da Mediação Tecnológica na Educação (MTE), o qual se apoia, principalmente, no referencial teórico de autores da área da Comunicação – Martín Serrano, Jesus Martín-Barbero e Guillermo Orozco Gómez – e na pedagogia de Vygotsky e Paulo Freire. Com base em estudos acadêmicos aliados a programas de formação de professores, o NCE vem consolidando uma abordagem inovadora na gestão comunicacional das mídias e tecnologias em sala de aula. O objetivo de nossa análise é apresentar um breve apanhado desses aportes teóricos e práticos baseados no conceito da MTE em contextos educacionais da realidade brasileira, com destaque para a educação a distância na formação de educadores e de alunos da licenciatura em Educomunicação. Para embasar a lógica de nossa argumentação, recorremos à apresentação de exemplos vivenciados em primeira mão por este pesquisador e proponente, à luz dos conceitos defendidos pelo NCE-ECA/USP.
Publicado
2018-06-15
Como Citar
Consani, M. (2018). Mediação Tecnológica na Educação: Os Aportes Teóricos e Práticos da Educomunicação para a Educação a Distância. Revista De Graduação USP, 3(1), 59-65. https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i1p59-65
Seção
Artigos