Ensino de Estratégia na Graduação Utilizando Metodologias Ativas e Trabalhos de Campo

Autores

  • Leonardo Guimarães Garcia Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Educação, Informação e Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i1p67-75

Palavras-chave:

Ensino de Estratégia, Graduação, Biblioteconomia e Ciências da Informação e da Documentação, Metodologia Ativa, Trabalho de Campo.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar o desenvolvimento e a aplicação de uma abordagem para o ensino de formulação de estratégias na graduação, cujos diferenciais são o uso de metodologias ativas de ensino e a realização de trabalhos de campo. Tendo como método a pesquisa-ação, este trabalho foi realizado ao longo de quatro anos e contemplou: 1) a avaliação da abordagem de ensino vigente no início do estudo; 2) seu aperfeiçoamento ao longo de quatro anos; 3) a avaliação da abordagem vigente ao final do período; e 4) a análise comparativa das avaliações inicial e final. Os resultados indicam que os aperfeiçoamentos realizados na disciplina contribuíram para a melhoria do aprendizado técnico dos alunos (isto é, seu domínio das técnicas de coleta e análise de informações estratégicas, bem como da formulação de diretrizes estratégicas para Unidades de Informação – UIs). Já o impacto da abordagem no modo como os alunos cursam a universidade diminuiu. Por outro lado, a análise sugere a consolidação de alguns pontos fortes (ligados tanto à atuação do professor quanto ao perfil da disciplina), ao mesmo tempo que indica a efetividade dos aperfeiçoamentos, uma vez que apenas uma reduzida fração das críticas e sugestões da primeira avaliação (21,4%) se manteve na segunda.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-06-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GARCIA, Leonardo Guimarães. Ensino de Estratégia na Graduação Utilizando Metodologias Ativas e Trabalhos de Campo. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 3, n. 1, p. 67–75, 2018. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v3i1p67-75. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/147200.. Acesso em: 20 abr. 2024.