Recursos Dialógicos e Seu Uso em Sala de Aula no Ensino Superior: Contribuições Construcionistas Sociais

Autores

  • Laura Vilela e Souza Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i1p97-100

Palavras-chave:

Construção do Contexto Conversacional, Ensino Superior, Construcionismo Social.

Resumo

No presente relato, compartilho a experiência de uso da ferramenta dialógica “construção do contexto conversacional” em sala de aula no ensino superior. Essa ferramenta, de inspiração construcionista social, serve para a negociação e a construção conjunta docente-estudante do programa e do formato das disciplinas universitárias. Negocia-se “como queremos estar juntos/as”, “para que estaremos juntos/as” e “o que faremos juntos/as”. Para tanto, apresento as perguntas que podem ser feitas para os/as estudantes nessa elaboração, bem como a estrutura de conversa necessária, além de discutir seus efeitos na corresponsabilização dos/as estudantes no processo de aprendizagem, na possibilidade de maior abertura à voz dos/as estudantes e na busca de docente e estudante por um ensino realmente significativo.

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Publicado

2018-06-15

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

SOUZA, Laura Vilela e. Recursos Dialógicos e Seu Uso em Sala de Aula no Ensino Superior: Contribuições Construcionistas Sociais. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 3, n. 1, p. 97–100, 2018. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v3i1p97-100. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/147205.. Acesso em: 18 abr. 2024.