Cultura Corporal como Linguagem: Uma Experiência de Formação de Professores
Resumo
O presente trabalho objetiva compartilhar uma experiência pedagógica realizada no âmbito do curso de licenciatura em Pedagogia da USP, na disciplina EDM 0677 – Cultura Corporal: Fundamentação, Metodologia e Vivências, ministrada anualmente desde 2007. A disciplina, responsável pelo estudo dos gestos e da expressão corporal, é um lugar de investigação e problematização do patrimônio cultural corporal. Ao longo desses anos, temos percebido grande envolvimento das(os) alunas(os), pois a proposta metodológica, até então inédita para muitas(os) delas(es), instiga um processo ao mesmo tempo inventivo, crítico e reflexivo envolvendo a linguagem corporal. Parece-nos claro que a experiência tem permitido produzir novos sentidos e significados para a cultura corporal na formação de futuros professores e do seu papel no projeto político-pedagógico da instituição escolar. Sobretudo, tem possibilitado a descoberta do prazer através das vivências baseadas em propostas lúdicas.O(s) autor(es) mantém(êm) os direitos sobre o artigo ou relato. Todavia, a publicação deste em Grad+ implica, de modo automático, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais tão somente para a primeira edição de tal texto, sem pagamento por parte do periódico;
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