Considerações Sobre o Uso de Mapas na Web Para o Ensino de Ciência do Solo

  • Pedro Henrique Freire Janzantti Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia
  • Déborah de Oliveira Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia
Palavras-chave: Mapas na Web, Educação, Cartografia, Pedologia.

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre as possibilidades da adoção de ferramentas cartográficas como método de ensino para Pedologia, no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Baseado no conceito de interatividade e flexibilidade, o website de mapas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi analisado. As ementas de diferentes cursos referentes à Ciência do Solo corroboraram a análise da viabilidade do uso das TICs como recurso de pesquisa e ensino. O sentido de interatividade e o de flexibilidade foram questionados tendo em vista que o website é apenas um visualizador. Finalmente, concluímos que as TICs devem ser adotadas quando cabem na realidade específica da sala de aula, e que o incentivo ao uso de tecnologia na educação deve partir do ensino superior.
Publicado
2018-07-04
Como Citar
Janzantti, P. H., & Oliveira, D. (2018). Considerações Sobre o Uso de Mapas na Web Para o Ensino de Ciência do Solo. Revista De Graduação USP, 3(2), 5-13. https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i2p5-13
Seção
Artigos