Aulas Práticas de Laboratório como Método de Ensino de Genética Molecular
Resumo
A genética é considerada uma das mais difíceis ciências para estudantes do ensino superior; assim, diferentes métodos de ensino devem ser utilizados para facilitar o seu processo de ensino-aprendizagem e tornar os alunos os protagonistas de seus saberes. Neste relato, foi avaliado o emprego de aulas práticas de laboratório como método de ensino na disciplina de Genética Molecular por meio das seguintes técnicas avaliativas: quizzes, questionário e observação em sala de aula. O conjunto de dados coletados em uma turma ao longo de um semestre demonstrou que o uso de aulas práticas favoreceu a aprendizagem dos conteúdos e procedimentos da pesquisa científica em genética molecular, além de aumentar a motivação dos alunos e promover o trabalho em grupo.O(s) autor(es) mantém(êm) os direitos sobre o artigo ou relato. Todavia, a publicação deste em Grad+ implica, de modo automático, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais tão somente para a primeira edição de tal texto, sem pagamento por parte do periódico;
• Depois da primeira publicação de seu artigo ou relato na revista, o(s) autor(es) tem(êm) autorização para efetuar contratos adicionais, independentes do periódico, com vistas à divulgação do trabalho em questão por outros meios. Para tanto, deve(m) fazer a citação completa do texto de modo a incluir o nome da publicação original;
• Não só se autoriza, como se estimula, o(s) autor(es) de um artigo já publicado a distribuir(em) seu trabalho online (pelos mais variados canais), sempre com as devidas citações da primeira edição.