O Que Pensam os Professores a Respeito do Problem Based Learning como Estratégia de Ensino na Contabilidade?

  • Elisabeth de Oliveira Vendramin Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
  • João Paulo Resende de Lima Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
  • Raíssa Silveira de Farias Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
  • Adriana Maria Procópio de Araujo Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
Palavras-chave: Problem Based Learning, Estratégia de Ensino, Estratégia de Aprendizagem, Ensino Superior, Contabilidade.

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar a percepção docente a respeito da utilização da estratégia de ensino Problem Based Learning (PBL) em cursos de Contabilidade. O foco no docente justifica-se com base na afirmação de Martins e Espejo (2015) de que o docente é um dos três elementos principais da metodologia, contudo são poucos os estudos que o abordam. Para alcançar o objetivo proposto foi adotada a abordagem qualitativa de pesquisa por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro docentes. A seleção dos participantes ocorreu de forma não probabilística e intencional, pois o foco do trabalho exigiu que o docente estivesse inserido em curso de Ciências Contábeis e já tenha utilizado a estratégia PBL. O guia de entrevista, desenvolvido com base no trabalho de Grishan, Martiniul, Negin e Wright (2015), abrange três tópicos principais: (i) identificação do participante; (ii) primeiro contato; e (iii) utilização do PBL. O principal resultado do estudo indicou uma falha na formação pedagógica do docente, resultado que corrobora estudos anteriores. Os entrevistados foram unânimes ao dizer que conheceram o PBL somente após começarem a atuar como docentes, o que auxilia na justificativa da divergência de opiniões a respeito de qual é o papel do docente perante o PBL, o que pode colocar em xeque os benefícios da utilização do método.
Publicado
2018-07-04
Como Citar
Vendramin, E., Lima, J. P., Farias, R., & Araujo, A. M. (2018). O Que Pensam os Professores a Respeito do Problem Based Learning como Estratégia de Ensino na Contabilidade?. Revista De Graduação USP, 3(2), 45-53. https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i2p45-53
Seção
Artigos