O Que os Estudantes Consideram na Escolha do Curso de Graduação?

  • Maria Gabriela Cavalheiro Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru. Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais
  • Caroline Antonelli Mendes Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia
  • Ana Paula Carvalho Corrêa Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru. Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais
  • Francielle Martins Ferreira Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru. Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais
  • Giédre Berretin-Felix Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia
  • Kelly Cristina Alves Silverio Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia
Palavras-chave: Instituições Acadêmicas, Estudantes, Escolha da Profissão.

Resumo

O objetivo do presente estudo é conhecer o perfil dos estudantes com interesse de ingressar em um curso de graduação, quanto à idade, nível socioeconômico e preferências de áreas de estudo. Participaram do estudo 101 estudantes do ensino médio e cursinho pré-vestibular com idades entre 14 e 44 anos (média de 18 anos) pertencentes a duas instituições de ensino públicas e três particulares do município de Bauru, Estado de São Paulo, a maioria estudantes do 3º ano do ensino médio, com uma renda familiar entre dois e cinco salários mínimos e com preferência de estudo na área de Humanas. Os fatores que mais influenciam na escolha da profissão são: gostar da área de atuação, piso salarial e a afinidade com a disciplina no ensino médio. Na escolha do curso de graduação, os fatores que mais influenciam são: pertencer a uma instituição pública, se identificar com a área e o mercado de trabalho.
Publicado
2018-07-04
Como Citar
Cavalheiro, M. G., Mendes, C. A., Corrêa, A. P., Ferreira, F., Berretin-Felix, G., & Silverio, K. C. (2018). O Que os Estudantes Consideram na Escolha do Curso de Graduação?. Revista De Graduação USP, 3(2), 63-69. https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i2p63-69
Seção
Artigos