Como (não) ler o romance policial: o caso Agatha Christie

Autores

  • Jean Pierre Chauvin Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v4i1p41-50

Palavras-chave:

Literatura Inglesa, Romance Policial, Agatha Christie, Personagens

Resumo

Este artigo defende um novo lugar para o romance policial, tendo em vista as qualidades intrínsecas desse gênero literário. A abordagem focaliza duas obras célebres de Agatha Christie: Assassinato no Expresso do Oriente (1934) e Poirot Perde uma Cliente (1937). Analisar as personagens e narradores que a autora criou constitui método seguro para interpretações mais produtivas, que permitem ao investigador revalorizar a ficção detetivesca, discutir o papel dos best-sellers: obras que estimulam a leitura e a permanência do gênero policial no âmbito da cultura.

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Publicado

2020-07-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CHAUVIN, Jean Pierre. Como (não) ler o romance policial: o caso Agatha Christie. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 4, n. 1, p. 41–50, 2020. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v4i1p41-50. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/150616.. Acesso em: 19 abr. 2024.