Estruturação do PBL para Aplicação em Disciplinas do Curso de Graduação em Administração

Autores

  • Roberto Portes Ribeiro Universidade Federal de Santa Maria
  • Adriana Backx Noronha Viana Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i1p39-47

Palavras-chave:

PBL, Curso de Administração, Ensino.

Resumo

As dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de disciplinas do curso de graduação em Administração motivam a busca por iniciativas capazes de proporcionar um ambiente de aprendizagem flexível que integre teoria e prática empresarial, conforme propõem as Diretrizes Curriculares do curso de Administração. Esta pesquisa tem por objetivo identificar as definições conceituais e estabelecer os procedimentos operacionais para subsidiar a estruturação do PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) no processo de ensino-aprendizagem de Administração. O método de pesquisa com ênfase em uma abordagem qualitativa de caráter descritivo envolveu levantamento bibliográfico, entrevista e observação, a fim de identificar definições conceituais que subsidiem a estruturação do PBL para aplicação em disciplinas do curso de graduação em Administração. Dadas as limitações em aplicar o PBL a uma disciplina, considera-se que essa iniciativa gerou resultados no sentido do entendimento e da estruturação da aplicação do método no contexto proposto, de maneira a fornecer bases para futuros estudos e estruturação do curso de Administração utilizando-se integralmente do método.

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Publicado

2018-06-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RIBEIRO, Roberto Portes; VIANA, Adriana Backx Noronha. Estruturação do PBL para Aplicação em Disciplinas do Curso de Graduação em Administração. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 3, n. 1, p. 39–47, 2018. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v3i1p39-47. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/147197.. Acesso em: 19 abr. 2024.