Considerações Sobre o Uso de Mapas na Web Para o Ensino de Ciência do Solo

Autores

  • Pedro Henrique Freire Janzantti Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia
  • Déborah de Oliveira Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i2p5-13

Palavras-chave:

Mapas na Web, Educação, Cartografia, Pedologia.

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre as possibilidades da adoção de ferramentas cartográficas como método de ensino para Pedologia, no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Baseado no conceito de interatividade e flexibilidade, o website de mapas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi analisado. As ementas de diferentes cursos referentes à Ciência do Solo corroboraram a análise da viabilidade do uso das TICs como recurso de pesquisa e ensino. O sentido de interatividade e o de flexibilidade foram questionados tendo em vista que o website é apenas um visualizador. Finalmente, concluímos que as TICs devem ser adotadas quando cabem na realidade específica da sala de aula, e que o incentivo ao uso de tecnologia na educação deve partir do ensino superior.

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Publicado

2018-07-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Considerações Sobre o Uso de Mapas na Web Para o Ensino de Ciência do Solo. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 5–13, 2018. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v3i2p5-13. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/147903.. Acesso em: 29 mar. 2024.