A Política Nacional de Educação Superior na Saúde e a Reorientação Curricular da FOUSP: Análise Comparativa do Desempenho e Percepção dos Estudantes

Autores

  • Ana Estela Haddad Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia
  • Juan Sebastian Lara Romero University of Manchester
  • Cássio José Fornazari Alencar Universidade Paulista
  • Daniela Prócida Raggio Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia
  • Ana Lídia Ciamponi Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia
  • Marcelo Bonecker Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i2p15-23

Palavras-chave:

Educação Superior, Currículo, Graduação, Educação nas Profissões da Saúde, Odontopediatria.

Resumo

Este artigo apresenta um histórico recente da política nacional de educação superior e da política nacional de saúde, como contexto no qual o curso de graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia da USP conduziu sua reestruturação curricular. São destacados como referência o Plano Nacional de Educação (2014- 2024), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Odontologia, o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET Saúde), como contexto a partir do qual a reestruturação foi conduzida. Relatam-se ainda a aplicação da reestruturação curricular às mudanças formuladas e implementadas na Disciplina de Odontopediatria, e o resultado da avaliação de desempenho e de percepção dos estudantes, comparando-se os currículos antes e depois da reestruturação.

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Publicado

2018-07-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Política Nacional de Educação Superior na Saúde e a Reorientação Curricular da FOUSP: Análise Comparativa do Desempenho e Percepção dos Estudantes. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 15–23, 2018. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v3i2p15-23. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/147915.. Acesso em: 28 mar. 2024.