Relações institucionais esperadas e existentes na disciplina laboratório de ensino de matemática em um curso de graduação

Autores

  • Laerte Silva da Fonseca Instituto Federal de Sergipe, Campus Aracaju.
  • Kleyfton Soares da Silva Instituto Federal Goiano, Campus Campos Belos.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v4i1p57-70

Palavras-chave:

Análise Institucional, Laboratório de Ensino de Matemática, Desempenho Discente

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma análise institucional, cujo objetivo foi validar a institucionalização dos conhecimentos prévios esperados das disciplinas pré-requisitos de Laboratório de Ensino de Matemática. A metodologia considerou uma análise institucional fundamentada na Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1992), que foi conduzida em seis fases, sob alguns princípios da Engenharia Didática Clássica (ARTIGUE, 1998). Como fio condutor dessa empreitada, buscou-se responder à seguinte questão: os conhecimentos desenvolvidos nas três disciplinas pré-requisitos de Laboratório de Ensino de Matemática estão disponíveis no repertório dos estudantes matriculados e funcionando como suporte para novos conhecimentos esperados pela disciplina em questão? Os resultados revelaram a inexistência dos conhecimentos prévios esperados como disponíveis nos alunos para o bom desempenho da disciplina em análise. Dessa forma, a pesquisa mostrou a importância de uma mudança emergente nos hábitos de ensinar e aprender noções relacionadas à formação de professores de matemática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMOULOUD, S. A. & SILVA, M. J. F. “Engenharia Didática: Evolução e Diversidade”. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, vol. 7, n. 2, 2012, pp. 22-52.

ARTIGUE, M. “Ingénierie Didactique”. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, vol. 9, n. 3, 1998, pp. 281-308.

BITTAR, M. A “Teoria Antropológica do Didático como Ferramenta Metodológica para Análise de Livros Didáticos”. Zetetike, vol. 25, n. 3, pp. 364, 27 dez. 2017.

CHEVALLARD, Y. “Analyse des Pratiques Enseignantes et Didactique des Mathématiques: L’Approche Anthropologique”. Cours Donné à L’Université d’Été Analyse des Pratiques Enseignantes et Didactique des Mathématiques, La Rochelle, 4-11 juillet 1998; paru dans les actes de cette université d’été, IREM de Clermont-Ferrand, 1998, pp. 91-120.

CHEVALLARD, Y. “Concepts Fondamentaux de la Didactique: Perspectives Apportées par une Approche Anthropologique”. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1992.

CHEVALLARD, Y. “Le Développement Actuel de la TAD: Pistes et Jalons”. Notes pour un exposé donné le 6 juin 2007 au Séminaire Didirem (Université Paris 7), 2007a.

CHEVALLARD, Y. “Les Mathématiques dans les Formations Universitaires: un Schéma Alternative”. Notes pour exposé présenté au séminaire. Mathématiques et Sciences Humaines de la Faculté des Sciences de Luminy, Méditerranée, 2007b.

CHEVALLARD, Y. “Ostensifs et Non-Ostensifs dans l’Activité Mathématique”. Séminaire de l’Associazione Mathesis, Turin, 3 février 1994. Actes du Séminaire 1993-1994, pp. 190-200.

DIAS, M. A. Les Problèmes d’Articulation entre Points de Vue “Cartésien” et “Paramétrique” dans l’Enseignement de l’Algèbre Linéaire. Thése de doctorat, Université de Paris VII Denis Diderot, Paris, 1998.

FONSECA, L. S. Um Estudo sobre o Ensino de Funções Trigonométricas no Ensino Médio e no Ensino Superior no Brasil e França. Tese de Doutorado em Educação Matemática. Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo (SP), vol. 1, 2015, pp. 495.

ROBERT, A. “Outils d’Analyse des Contenus Mathématiques à Enseigner au Lycée et à l’Université”. Recherches en Didactique des Mathématiques, [S.l.], vol. 18, n. 2, 1998, pp. 139-190.

ROBERT, A. “Quelques Outils d’Analyse Epistemologique et Didactique de Connaissances Mathématiques à Enseigner au Lycée et à l’Université”. Actes de la IX Ecole d’Été de Didactique des Mathématiques. França: Houlgate, 1997.

Downloads

Publicado

2020-07-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FONSECA, Laerte Silva da; SILVA, Kleyfton Soares da. Relações institucionais esperadas e existentes na disciplina laboratório de ensino de matemática em um curso de graduação. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 4, n. 1, p. 57–70, 2020. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v4i1p57-70. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/159830.. Acesso em: 18 abr. 2024.