Utilização de Técnicas Participativas no Processo Ensino-Aprendizagem sobre o Tema da Judicialização da Saúde: Relato de Experiência

Autores

  • Anna Maria Meyer Maciel Rodríguez Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Tereza Cristina Scatena Villa Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Silvana Martins Mishima Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i1p123-127

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Educação Superior, Metodologias Ativas, Judicialização da Saúde.

Resumo

Trata-se de relato de experiência acerca do uso de ferramentas facilitadoras no processo ensino-aprendizagem junto a alunos de graduação em Enfermagem no contexto da disciplina Organização e Gestão em Saúde e Enfermagem na Atenção Básica, com vistas a auxiliá-los na compreensão e na reflexão quanto ao processo de judicialização da saúde. A disciplina é ministrada no sétimo período do curso de graduação em uma instituição pública de ensino universitário do interior paulista. Anteriormente à aula, os alunos receberam um artigo e uma reportagem atuais sobre o tema para leitura prévia. No dia da aula, utilizando a técnica brainstorming, as facilitadoras da discussão perguntaram aos alunos o que entendiam sobre o tema, anotando as respostas no quadro sem julgamentos. Em seguida, foi aplicada uma dinâmica de grupo, confeccionada de modo lúdico, visando a trazer o cenário internacional sobre o nascimento e a evolução dos direitos, o direito à saúde e a judicialização no Brasil. Então, expuseram-se dados sobre a situação da judicialização da saúde em um município paulista, e os alunos foram provocados à reflexão utilizando um dilema ético-moral indiretamente relacionado ao tema da aula. Eles se mostraram surpresos, receptivos e participativos com as técnicas usadas, cuja articulação os aproximou da realidade do município, proporcionou um resgate de vivências pessoais e instigou a reflexão sobre diversas e complexas questões relacionadas às necessidades individuais e coletivas e ao papel social do enfermeiro no processo de judicialização da saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-06-15

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

RODRÍGUEZ, Anna Maria Meyer Maciel; VILLA, Tereza Cristina Scatena; MISHIMA, Silvana Martins. Utilização de Técnicas Participativas no Processo Ensino-Aprendizagem sobre o Tema da Judicialização da Saúde: Relato de Experiência. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 3, n. 1, p. 123–127, 2018. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v3i1p123-127. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/147211.. Acesso em: 23 abr. 2024.