Projeto Geo-Escola: Disseminação de Conteúdos de Geociências por Meio do Computador para Docentes de Ciências e Geografia no Nível Fundamental em Jundiaí-Atibaia, SP

Autores

  • Celso Dal Ré Carneiro Universidade Estadual de Campinas; Instituto de Geociências; Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino
  • Ronaldo Barbosa Universidade Estadual de Campinas; Instituto de Geociências; Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v3i0p71-82

Palavras-chave:

Divulgação científica, Ensino, Geociências, Computadores

Resumo

O Projeto Geo-Escola visa disponibilizar dados geológicos, imagens e mapas, de uma dada região, em formato de material didático com suporte em computador, a professores de ensino fundamental e médio. Encontra-se em avaliação nesta etapa da pesquisa o primeiro módulo-piloto, planejado para instituições de ensino fundamental, públicas e particulares, da região entre Jundiaí e Atibaia (SP). Os trabalhos iniciaram-se por uma consulta aberta, formulada ao conjunto de escolas da região, buscando-se contatar os professores das disciplinas de Geografia e Ciências. Levantaram-se dados sobre a infra-estrutura de microcomputadores existente nas escolas. Mais de 85% das 49 escolas que responderam ao questionário dispõem de equipamentos de informática para apoio pedagógico e alguma forma de acesso à Internet. Os produtos despertaram grande interesse: os 108 professores que responderam à consulta utilizam recursos audiovisuais, interessam-se em aplicar temas geocientíficos nas disciplinas e valorizam a abordagem da dinâmica ambiental em suas aulas. Um exame comparativo dos Parâmetros Curriculares Nacionais das áreas de Geografia e Ciências com os conteúdos efetivamente ministrados na escola fundamental nessas disciplinas permite concluir que, independentemente da valorização oficial da abordagem da realidade local em Ciências e Geografia, historicamente os temas geocientíficos sofreram certo abandono. O Projeto Geo-Escola, inserido nesse contexto, ao disponibilizar via CD-ROM e Internet dados e ferramentas abertas, estimula o uso mais democrático dos equipamentos e programas e pode contribuir para a atribuição de novos papéis para professor e aluno: professor-autor e aluno-autor, podendo ser reproduzido e adaptado a outras realidades regionais. Os resultados preliminares da consulta a 168 escolas do módulo Jundiaí-Atibaia sugerem que o projeto possa resultar em iniciativas similares em outras regiões.

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Publicado

2005-09-01

Edição

Seção

nao definida