O Mineral Nosso de Cada Dia: Tema para Formação de Habilidades Previstas nos PCN

Autores

  • Edi Mendes Guimarães Universidade de Brasília; Instituto de Geociências; Departamento de Mineralogia e Petrologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v3i0p83-87

Palavras-chave:

Educação básica, Modelo Referencial do Mundo Físico, Oficinas sobre rochas e minerais, Geociências

Resumo

O Museu de Geociências/IG da Universidade de Brasília vem desenvolvendo o programa Mineral Nosso de Cada Dia, destinado a estudantes da educação básica, oferecendo a oportunidade de compreender a importância das substâncias minerais no cotidiano, através das três oficinas Mineral Nosso de Cada Dia: a Casa, Transportes veículos, combustíveis e vias e Artes. Em cada oficina os estudantes são indagados sobre os materiais que constituem e/ou fazem funcionar a casa, os veículos e vias de transporte e as obras de arte, bem como pelas respectivas matérias-primas e os tipos de energia que as formam e transformam. Utilizando informações obtidas em revistas, livros, mapas e nas etiquetas das amostras do Museu, os estudantes verificam a distribuição das matérias-primas minerais no espaço e no tempo. Manuseando os conjuntos de amostras, os estudantes são envolvidos em atividades práticas de descrição e identificação das rochas e dos minerais comumente usados como matéria-prima para edificações, veículos, combustíveis, vias de transporte e de obras de arte. As atividades, utilizando a linguagem básica específica, desenvolvem a capacidade de leitura, audição e de representação gráfica, servem para motivar os estudantes a ler e escrever sobre as Ciências Naturais e a aprender com o conhecimento científico. Assim, através do aprendizado real e contextualizado, o programa Mineral Nosso de Cada Dia contribui para a melhor formação dos estudantes da educação básica, desenvolvendo habilidades e competências para o estudo dos materiais naturais, subsidiando a construção do Modelo Referencial do Meio Físico (matéria, energia, tempo e espaço) e valorizando o conhecimento científico como fator de desenvolvimento e bem-estar.

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Publicado

2005-09-01

Edição

Seção

nao definida