O Papel da História da Exploração Aurífera em Ouro Preto e a Formação de Professores de Geologia

Autores

  • Messias Gilmar de Menezes Universidade Federal de Ouro Preto; Departamento de Geologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v3i0p89-96

Palavras-chave:

História da ciência, Textos históricos, Atividades didáticas, Exploração aurífera

Resumo

A reflexão sobre a realidade em que se dá o ensino de Ciências no Brasil nos mostra uma forte ênfase em atividades docentes que procuram dotar os egressos de habilidades e competências próximas da de um cientista. Este fato não é prerrogativa apenas nossa. Autores familiarizados com outros padrões culturais discutem este tema. Sugerem uma mudança no enfoque para o ensino de Ciências. O ensino de Geologia, aqui entre nós, privilegia em sala de aula o relato da prática científica, apresentado pelos livros-texto. Geralmente é apresentada uma Ciência idealizada, ou então, bem menos comum, uma forte ênfase é dada ao ensino de Geologia de campo e práticas experimentais onde o experimento e os seus resultados são apresentados ao aluno como auto-evidentes. Com o objetivo de discutir com potenciais professores de Geologia em cursos de nível médio e nos primeiros semestres da Universidade, o papel da Epistemologia e da História da Geologia no ensino desta Ciência, e de sugerir alternativas de como ensinar, foi proposto um estudo, dentro da disciplina Metodologia de Ensino da Geologia - do Curso de Especialização em Gemologia, no DEGEO/UFOP. Para isso, foi planejada uma unidade de ensino relativo à aplicação da História da Geologia ao ensino. O propósito do presente trabalho é apresentar os resultados da análise feita do processo de ensino proposto. A escolha da história da exploração aurífera em Ouro Preto como objeto privilegiado para a construção de atividades facilitou a compreensão das metodologias de produção do conhecimento científico geológico, assim como ampliou as possibilidades de compreensão do papel da Epistemologia e História da Geologia para o ensino desta Ciência.

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Publicado

2005-09-01

Edição

Seção

nao definida