Projetos educacionais para a popularização das geociências e para a geoconservação

Autores

  • Kátia Leite Mansur DRM; Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v5i0p63-74

Palavras-chave:

Disseminação da Ciência, Popularização da Ciência, Geoconservação, Projeto Caminhos Geológicos, Geoparque

Resumo

A divulgação das Geociências para a sociedade é pouco disseminada no Brasil. No Estado do Rio de Janeiro um processo sistemático de popularização da Geologia teve início em 2000 com o Projeto Caminhos Geológicos - PCG pela implantação de painéis interpretativos. Eles se tornaram importantes pontos de acesso ao círculo da educação formal e também atraíram o cidadão comum, que passou a se interessar pelos temas geológicos através da presença curiosa de totens em seu caminho. As informações geradas pelo PCG têm alimentado programas de educação e promovido a geoconservação pela discussão dos temas geológicos com organizações ambientalistas, antes focadas apenas no meio biótico. Constata-se que a Geologia, embora embutida nas disciplinas de Ciências e Geografia do ensino fundamental e médio, de maneira geral, não é adequadamente ensinada, seja por deficiência na formação dos professores, seja pela qualidade do material didático disponível. Pode-se dizer que o nível do conhecimento repassado não é suficiente para suprir de informações um aluno com um mínimo de interesse sobre a origem e evolução da Terra. Os Museus de Ciências e ações de universidades vêm complementando esta lacuna, porém, os resultados são ainda modestos, dadas às dimensões do Brasil e às necessidades de investimentos. A apropriação do conhecimento pelas pessoas e organizações populares é a base para o sucesso de projetos de divulgação e gestão do patrimônio geológico, fundamento para a proposição de um Geoparque. Somente o envolvimento das comunidades locais na gestão do espaço delimitado pode promover a sustentabilidade financeira e ambiental requerida. O desafio a ser vencido é o de romper com o isolamento imposto por uma linguagem entendida por poucos.

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Publicado

2009-10-01

Edição

Seção

nao definida