Aprendizagem social e formação de professores em educação para a sustentabilidade socioambiental

Autores

  • Pedro Roberto Jacobi Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente. Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v6i0p5-10

Palavras-chave:

Aprendizagem social, Formação de professores, Educação para a sustentabilidade, Cidadania.

Resumo

As práticas sociais que formam a cidadania se constituem num espaço privilegiado para o desenvolvimento da responsabilidade pessoal e da cooperação voluntária. Inserido no processo de governança ambiental, o conceito de “aprendizagem social” (AS) abre uma estimulante área para desenvolver processos de aprendizado no qual os envolvidos podem conhecer o contexto de criticidade de uma realidade socioambiental caracterizada pela degradação ambiental. A partir do conceito de AS tem-se por objetivo responder aos desafi os da sustentabilidade e integração das interfaces da gestão de recursos naturais, o que resulta em desenvolvimento para a conexão de diferentes tipos de entendimento do problema, criando diálogos intersetoriais e interdisciplinares como base de fortalecimento de lógicas de cooperação. Um dos grandes desafi os que se coloca na formação de professores é o desenvolvimento de dinâmicas de forma coletiva para entender a natureza de um problema comum, cooperando entre si para aprofundar o conhecimento e buscar respostas a fi m de resolver os problemas e/ou confl itos relacionados à degradação dos recursos naturais. Portanto, projetos que associam ferramentas de AS e metodologias participativas podem ser entendidos como espaço de produção de conhecimento para aperfeiçoar a gestão compartilhada de recursos naturais numa comunidade.

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Publicado

2013-09-30

Edição

Seção

nao definida