Escola pública, interação e intervenção no meio

Autores

  • Célia Cristina de Figueiredo Cassiano Prefeitura Municipal de São Paulo, Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardim Monte Belo
  • Claudinê Mendes da Silva Prefeitura Municipal de São Paulo, Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardim Monte Belo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v6i0p29-38

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Estudo de meio, Projeto interdisciplinar.

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica realizada no segundo semestre de 2011, na EMEF Jardim Monte Belo, escola pública municipal situada em região periférica de São Paulo, em que alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) iniciaram processo de construção de uma maquete na disciplina de Geografi a, que tomou proporções de um projeto interdisciplinar, alcançando docentes de outras disciplinas e alunos de outros níveis de ensino. Por meio de práticas de problematização do bairro da escola, de suas demandas, transformações e das ações humanas que impactaram o ambiente, buscou-se que o educando se reconhecesse como sujeito histórico e contextualizado, com possibilidades de intervenção no meio, além de se elevar sua autoestima, ou seja, objetivou-se formá-lo como agente de transformação social. Para situar tal processo, há contextualização da escola, síntese do seu Projeto Pedagógico e apresentação das parcerias com a Saúde e com a Universidade. Considera-se que tal proposta não é recente, uma vez que se inicia com a democratização do país e é amparada pela LDB nº 9.394/96, bem como pelos documentos que dela se desdobram, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e outros desta natureza. Esses documentos trazem como objetivo dar corpo à função social do conhecimento, principalmente considerando as demandas decorrentes da democratização do ensino, que implicou entrada de clientela heterogênea na escola pública. A ênfase teórica mais recente acerca da crise ambiental e da necessidade de ações de conscientização nesse sentido também foi levada em conta. Tal proposta pedagógica condiz com a reelaboração do conhecimento e considera a escola como potencial lócus para a melhoria da qualidade de vida na comunidade de modo mais amplo.

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Publicado

2013-09-30

Edição

Seção

nao definida